Cerca de 50 voluntários juntaram-se ontem em Lamas de Mouro, no concelho de Melgaço, para plantar mais de 200 árvores (150 bétulas e 58 carvalhos-negral) naquela área do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A ação, organizada pelo Extreme Peneda Xurés – EPX, realizou-se “em prol da preservação e recuperação da natureza e no âmbito da promoção do PNPG”.
Em comunicado, a autarquia melgacense explica que as árvores foram oferecidas pela Normadbike – Associação (sem fins lucrativos) e fornecidas pelo ICNF, que também auxiliou com o material necessário para a ação e ainda com os trabalhos no terreno.
Houve também uma sessão teórica e prática de divulgação e educação ambiental, momento em que os técnicos explicaram aos participantes o porquê da escolha do local e das espécies arbóreas.
Para a Normadbike – Associação, esta ação, que vai já na sua 3.ª edição, assume-se também como uma forma de “retribuir o uso do espaço, que é o PNPG, e dar um humilde, mas positivo contributo”.
Esta entidade é responsável pela organização do evento de BTT EPX – Extreme Peneda Xurés, que acontecerá este ano a 29 de junho.
O vice-presidente da Câmara de Melgaço, José Adriano Lima, participou na iniciativa que contou também com o apoio do município e de outras entidades, designadamente os Baldios de Lamas de Mouro, Junta de Freguesia de Lamas de Mouro e escuteiros locais.