Volume de negócios na indústria cai 4,3% em abril

Foto: DR / Arquivo

O volume de negócios na indústria registou uma diminuição homóloga de 4,3% em abril, após um crescimento de 3,9% no mês anterior, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O Índice de Volume de Negócios na Indústria apresentou uma diminuição homóloga nominal de 4,3% em abril, o que representa um decréscimo de 8,2 pontos percentuais (p.p.) face a março”, refere o instituto estatístico num documento hoje publicado.

O instituto chama ainda a atenção para o facto de o mês de abril deste ano ter tido menos um dia útil que o mês homólogo e menos cinco que o mês anterior, o que poderá ter influenciado a variação da atividade na indústria em abril.

Excluindo o agrupamento de energia, as vendas na indústria recuaram 1,7% em abril, contra um crescimento de 8,9% em março.

O índice relativo ao mercado nacional fixou-se em -5,5%, enquanto no mercado externo o valor foi negativo em 2,5%, contra, respetivamente -0,5% e 10,3% em março.

O índice de vendas para o mercado nacional “acentuou a redução homóloga em 5,0 pontos percentuais”, fixando-se em -5,5% em abril, tendo contribuído com -3,2 pontos percentuais para a variação do índice total – contra -0,3 p.p. em março.

Já as vendas para o mercado externo “diminuíram 2,5% em abril, após o crescimento de 10,3% em março, originando um contributo de -1,0 p.p. (4,2 p.p. no mês anterior)”, acrescenta o INE.

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas apresentaram variações homólogas de 1,0%, 7,1% e -1,4%, contra 1,2%, 7,8% e 4,6% em março, respetivamente.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Braga vai abater 35 árvores em risco

Próximo Artigo

Racić chamado à seleção da Sérvia

Artigos Relacionados
x