Arquivo

Volta a Espanha já não passa no Minho por causa da covid-19

Ciclismo
Volta a espanha já não passa no minho por causa da covid-19
Foto: Divulgação / ‘La Vuelta’

As etapas da Volta a Espanha em bicicleta que iam passar por vários concelhos do Minho e do Douro foram canceladas, anunciaram hoje as autarquias de Porto, Matosinhos e Viseu, explicando que a decisão se deve à “imprevisibilidade da pandemia” da covid-19 e às alterações impostas pelo calendário.

Volta a espanha já não passa no minho por causa da covid-19
Fonte: Lavuelta.es

“As autarquias de Porto, Matosinhos e Viseu e a Unipublic, a organizadora da La Vuelta 2020, anunciam que, atendendo à imprevisibilidade da pandemia da covid-19 e às alterações impostas pelo calendário internacional de ciclismo, está cancelada a vinda da Volta a Espanha a Portugal”, referem as autarquias em comunicado.

Assim, não se realizará em Portugal a etapa cuja chegada estava prevista para o Porto e Matosinhos, nem a etapa que se iria iniciar em Viseu.

“Para as três cidades e para a Unipublic, só faria sentido a La Vuelta visitar Portugal num clima de festa e segurança que não será possível garantir em 2020”, acrescenta.

A etapa com chegada ao Porto, tinha o seu início em Mós, na Galiza, enquanto a etapa seguinte partia de Viseu para Ciudad Rodrigo, em Salamanca.

Fica assim adiado o regresso da Vuelta a território português, depois de ter começado em Lisboa em 1997, com uma ligação ao Autódromo do Estoril. Seguiu-se a ligação de Évora a Vilamoura, com a despedida de Portugal a acontecer na terceira etapa, que começou em Loulé e terminou em Huelva, já em Espanha.

A organização da Volta a Espanha confirmou que chegou a acordo com as autarquias e que a edição deste ano da competição não vai passar por Portugal.

“Isto significa que a 15.ª etapa, que tinha o seu fim entre o Porto e Matosinhos, bem como a 16.ª etapa, com a sua partida de Viseu, vão ter os seus itinerários alterados. As alternativas para substituir Porto, Matosinhos e Viseu já foram aprovadas”, explica a organização, salientando que as novas etapas serão anunciadas nas próximas semanas.

A edição de 2020 da Volta a Espanha já tinha sido encurtada para 18 etapas, depois de ter sido cancelada a partida dos Países Baixos, devido à pandemia de covid-19, bem como outras duas etapas, em Utrecht e Brabante do Norte.

O evento de 18 etapas estava previsto para decorrer de 14 de agosto a 6 de setembro, contudo, devido à pandemia foi alterado, como todo o calendário internacional, disputando-se agora entre 20 de outubro a 08 de novembro, com partida do País Basco.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Turismo porto e norte avança em junho com plano recuperação do setor

Turismo Porto e Norte avança em junho com plano recuperação do setor

Próximo Artigo
Crise será paga pelo "esforço de todos" mas país poderá sair em melhores circunstâncias

Crise será paga pelo "esforço de todos" mas país poderá sair em melhores circunstâncias

Artigos Relacionados