Arcos de Valdevez: Vizinhos juntam-se para ‘erguer’ lar de idosos no Soajo

Movimento reúne associações e moradores
Foto: DR

Os habitantes da vila de Soajo criaram o Movimento Cívico e Associativo de Soajo e estão, desde 2024, a juntar ‘forças’ para criar um lar de idosos naquela vila de montanha em Arcos de Valdevez, situada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, foi hoje divulgado.

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas será edificada na zona de Trás de Outeiros, nos terrenos já comprados pelo Município de Arcos de Valdevez e uma parcela confinante ainda a adquirir.

A estrutura refere, em comunicado, que vai criar “uma Associação de Particular de Solidariedade Social, de modo a obter o reconhecimento como IPSS junto das entidades competentes e consequentemente a criação do lar em Soajo, em parceria com o Município de Arcos de Valdevez e com a colaboração da paróquia de Soajo”.

De acordo com o mesmo movimento, o Município de Arcos de Valdevez mostrou-se “disponível” para apoiar esta nova IPSS nos “domínios institucional, logístico e possíveis candidaturas a financiamento”.

A paróquia de Soajo, detentora do Centro Social e Paroquial de Soajo, disponibilizou-se a “efetuar a transferência dos atuais serviços prestados à comunidade para esta nova entidade quando operacional”.

Atualmente este grupo de associações está a concluir a formalização da entidade legal – IPSS – para dar início à “conclusão das formalidades necessárias para edificação do Lar de Soajo”.

“Uma caminhada longa da comunidade soajeira que hoje dá os passos necessários para dar resposta aos seus anseios”, sublinha ainda o movimento.

O Movimento Cívico e Associativo de Soajo é composto por “todas as estruturas locais da freguesia de Soajo, nomeadamente a Junta de Freguesia de Soajo, Assembleia de Compartes dos Baldios da Freguesia de Soajo, Casa do Povo de Soajo, Soajo Identidade e Património – Associação de Desenvolvimento Local, Associação Cultural e Desportiva dos Amigos de Vilarinho das Quartas, Clube da Caça e Pesca do Soajo, (en)Cantar Soajo, Associação Cultural das Cantadeiras e das Fiadeiras de Soajo, Associação Cultural de Vilar de Suente, Associação Casa do Povo de Paradela, Associação Cultural e Recreativa de Adrão, Junta de Agricultores do Regadio das Águas da Presa, do Teixo e dos Martinhos.

Mais informações no ‘site’ oficial da iniciativa.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados