O Vizela, mais afirmativo no ataque à baliza, venceu hoje fora o Estoril Praia (3-0), na 23.ª jornada da I Liga de futebol, frustrando a estreia do novo treinador dos ‘canarinhos’, Ricardo Soares.
O Vizela encaminhou o triunfo na deslocação ao Estádio António Coimbra da Mota ainda no primeiro tempo, com um golo de Osmajic, aos 15 minutos, e um autogolo de Joãozinho aos 41. Na segunda parte, Tomás, aos 83 minutos, fechou o resultado.
O encontro marcava a estreia de Ricardo Soares no comando técnico do Estoril Praia, cinco dias após ter sido oficializado no cargo, mas a única novidade foi mesmo o novo treinador, que apresentou o mesmo onze apresentado na derrota frente ao Sporting (derrota por 2-0), com então com Pedro Guerreiro como interino.
O Vizela chegava a este jogo depois de ter dado boa réplica ao líder da I Liga, o Benfica, apesar da derrota por 2-0, conseguindo uma primeira parte eficaz na Amoreira, na qual aproveitou cada erro cometido pelo seu oponente.
O Estoril Praia procurou aproveitar o ‘fator casa’ para dominar as operações, mas não conseguia criar situações de perigo junto da baliza do Vizela, que pouco após o primeiro quarto de hora de jogo foi eficaz no aproveitamento de um mau passe de Gamboa.
O médio defensivo da equipa da casa atirou contra o próprio companheiro de equipa Mexer, e a bola sobrou para Samu, que entrou na área estorilista e serviu Osmajic, que inaugurou o marcador.
Na reação ao golo, o Estoril Praia continuou sem criar perigo, mesmo que com mais bola e mais jogadores no meio-campo contrário, com o Vizela a aumentar a vantagem em mais uma infelicidade da defesa estorilista.
Igor Julião subiu pela lateral direita e cruzou rasteiro para uma intervenção infeliz de Joãozinho, que procurava afastar a bola para canto, mas colocou a bola na sua própria baliza aos 41 minutos.
Em vantagem e mais tranquilo, o conjunto minhoto conseguiu manter a vantagem conquistada na primeira parte, perante um Estoril Praia que dispôs de situações de remate a partir da hora de jogo, mas, tal como no primeiro tempo, as finalizações da equipa da casa não colocavam em risco a baliza contrária.
Os visitantes colocaram um ponto final no encontro, com o terceiro golo aos 83 minutos, num lance protagonizado por dois elementos lançados a jogo no segundo tempo: um passe em profundidade de Alex Mendez isolou Tomás, que entrou na área adversária pelo corredor direito e atirou cruzado para o último golo da tarde.
O Vizela arrecadou, desta forma, mais três pontos na sua caminhada pela manutenção na I Liga portuguesa de futebol, passando a somar 29 pontos, o que lhe permite ascender, de forma provisória, ao nono lugar da tabela.
Por seu turno, o Estoril Praia contabilizou a quarta derrota consecutiva e mantém o 15.º lugar, com 22 pontos, mais seis do que o Marítimo, 16.º classificado, primeira equipa em zona de despromoção e que poderá aproximar-se caso derrote o Gil Vicente no domingo.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.
Estoril Praia – Vizela, 0-3.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Milutin Osmajic, 15 minutos.
0-2, Joãozinho, 41 (na própria baliza).
0-3, Tomás Silva, 83.
Equipas:
– Estoril Praia: Dani Figueira, Tiago Santos, Edson Mexer, Pedro Álvaro, Joãozinho (Tiago Araújo, 86), João Gamboa (James Léa-Siliki, 76), Francisco Geraldes (Rodrigo Martins, 76), João Carvalho, Rafik Guitane, Tiago Gouveia e Cassiano Dias (João Carlos, 76).
(Suplentes: Pedro Silva, Bernardo Vital, Rodrigo Martins, Shaquil Delos, Mor Ndiaye, Carlos Eduardo, João Carlos, Tiago Araújo e James Léa-Siliki).
Treinador: Ricardo Soares.
– Vizela: Fabijan Buntic, Igor Julião, Ivanildo Fernandes, Bruno Wilson (Aidara, 30), Kiki Afonso (Matheus Pereira, 76), Pedro Ortiz, Raphael Guzzo (Tomás, 76), Samu Silva, Nuno Moreira (Alex Mendez, 76), Kiko Bondoso e Milutin Osmajic (Friday Etim, 61).
(Suplentes: Luiz Felipe, Alexander Schmidt, Matheus Pereira, Matias Lacava, Alex Mendez, Rashid, Aidara, Tomás e Friday Etim).
Treinador: Manuel Tulipa.
Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tiago Santos (26), Joãozinho (60) e Tiago Gouveia (88).
Assistência: 1.815 espetadores.