No âmbito da maior intervenção de sempre que se encontra a ser realizada no Parque das Termas, a autarquia está a executar agora a requalificação dos dois lagos, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Câmara explica que estão a ser recuperados os poços de apoio (tanques de compensação), assim como estão a colocar nova tubagem, revestimento em granito, instalar de sistema de salvaguarda contra a salmonela, requalificar a plataforma envolvente e respetivos acessos e a colocar de novo chafariz.
De relembrar que esta terceira fase de requalificação do Parque das Termas integra ainda a requalificação das entradas e acessos, a requalificação das pérgulas e incluirá ainda a construção de uma nova ponte, a colocação de uma fonte no lago grande, a continuação da colocação de nova iluminação e de mobiliário urbano e a manutenção e reflorestação dos espaços verdes.
A primeira fase foi a intervenção efetuada em 2019, no Monte do Parque das Temas e que incluiu a remoção de espécies invasoras, a reconversão da área ocupada com vegetação de crescimento rápido e espontâneo, o aumento da área arbórea, a valorização da estrutura de caminhos, a criação de uma plataforma multiusos, a recuperação do edifício antigo anexo ao tanque principal, a recuperação do coreto e a requalificação do parque infantil.
A segunda fase da requalificação daquele espaço foi inaugurada em agosto do ano passado, e foram executados os seguintes trabalhos: redefinição e recuperação das margens do Rio, através da construção de muros e colocação de novas guardas de proteção; colocação da nova Ponte do Mourisco; construção de dois espelhos de água termal; requalificação do piso da entrada junto ao Chalé; requalificação e redefinição do lago grande; substituição e reorganização de toda a iluminação do espaço; execução de poda fitossanitária das árvores e remoção de inertes; realização de trabalhos de manutenção e reflorestação dos espaços verdes, canteiros e remoção de raizeiros; substituição dos bancos por novos de madeira; requalificação do bebedouro, e execução da Praceta 25 de Abril, inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
Assim, e “apesar das intervenções efetuadas ao longo dos últimos anos”, o Parque das Termas “continua a revelar carências, que urge resolver, com um projeto de requalificação mais ambicioso e global”, que deverá ser concluído este ano, numa pareceria entre a Câmara Municipal, a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João e a Companhia de Banhos de Vizela.
Como frisa a autarquia, ao longos dos últimos anos, a Câmara Municipal tem apostado na “requalificação das margens e leito do rio Vizela e na recuperação, requalificação e revitalização do Parque das Termas, no sentido de os devolver a Vizela e aos vizelenses”.