Seguir o O MINHO

Ave

Vizela vai atribuir prémios em dinheiro às melhores recuperações de edifícios

Três melhores projetos

em

Foto: Divulgação / CM Vizela

A Câmara de Vizela vai distinguir com prémios pecuniários os três melhores projetos de recuperação das fachadas de edifícios realizadas por particulares, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia.

Segundo Vitor Hugo Salgado, o melhor projeto receberá 4.000 euros, o segundo classificado terá direito a 2.000 euros e ao terceiro será atribuído o valor de 1.000 euros.

O autarca referiu que o prémio será realizado anualmente e visa estimular nos privados a renovação das fachadas dos imóveis, bem como qualidade dos projetos, complementando o Programa e Regeneração Urbana Sustentável que a câmara tem em curso.

Para o presidente, é importante que os privados também participem no esforço da câmara no sentido de modernizar a cidade, tornando-a mais atrativa para quem a visita.

Além deste prémio, o município introduziu alterações em sede fiscal e de Plano Diretor Municioal, mais vantajosas, para incentivar os particulares na recuperação dos edifícios.

Nesta fase, paralelamente, prosseguem os vários investimentos na modernização de diferentes arruamentos da cidade, compreendendo 14 obras, no âmbito de um programa que representa cerca de 3,5 milhões de investimento público.

Algumas das empreitadas, anotou o autarca, já foram concluídas, como a Rua das Termas, a Rua da Rainha e o Parque das Termas.

A mais emblemática das intervenções, anunciada para Praça da República e Jardim Manuel Faria, no centro da cidade, vai avançar formalmente em janeiro, encontrando-se o processo atualmente em apreciação pelo Tribunal de Contas. A componente das infraestruturas já foi, entretanto, iniciada, concluiu.

Anúncio

Ave

Prisão preventiva para quatro suspeitos de tráfico de droga em Vizela

Tráfico de estupefacientes

em

Foto: DR / Arquivo

Quatro dos sete detidos numa operação da GNR por tráfico de droga em Amarante, Felgueiras, Santo Tirso e Vizela vão aguardar julgamento em prisão preventiva, segundo um comunicado da autoridade.

A GNR assinala hoje, em comunicado, que a operação policial, realizada há alguns dias, permitiu deter quatro homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e os 42 anos.

“No âmbito de uma investigação criminal, que teve a duração de cerca de um ano, os militares desencadearam uma operação, em duas fases, na qual foram detidos os suspeitos que se dedicavam ao tráfico de droga, tendo, na sequência das diligências de investigação, dado cumprimento a seis mandados de detenção, nove mandados de busca domiciliária e sete mandados de busca em viaturas”, lê-se do documento da GNR.

Os militares apreenderam 270 doses de heroína, 120 doses de cocaína, 290 pastilhas de metadona, 5.000 euros em numerário, 11 telemóveis, quatro viaturas, um computador, duas máquinas de jogo ilegal e diverso material de corte e acondicionamento do estupefaciente.

Na operação foram empenhados militares do Comando Territorial do Porto, com o reforço de binómios de deteção de droga dos comandos territoriais de Vila Real e Bragança.

Continuar a ler

Famalicão

Suspeito de assaltos de Famalicão baleado pela polícia após perseguição

Crime

em

Foto: DR

Um jovem de 25 anos, de Famalicão, sofreu ferimentos graves depois de ter sido baleado pelas autoridades, no Porto, na sequência de uma perseguição policial, avança o jornal O Gaiense.

João Duarte, conhecido como “Rambo de Famalicão”, detido pela PSP do Porto, na sequência de um assalto em Vale São Martinho, Famalicão, depois de ter sido perseguido por um comerciante lesado pelos furtos, terá sido baleado em Vila Nova de Gaia, por agentes policiais.

A identidade do suspeito é avançada por um programa de informação criminal da TVI.

Em liberdade condicional, o jovem, em conjunto com outros dois homens, é suspeito de vários assaltos na zona de Vila Nova de Famalicão.

Através das redes sociais, o jovem exibia armas, sendo conotado com um grupo “perigoso” da cidade famalicense, onde se incluem elementos afetos à claque de futebol “Fama Boys”, apurou O MINHO.

O jovem está agora em estado grave no hospital de Gaia. Outro suspeito foi internado noutro hospital, com ferimentos ligeiros.

Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Roubam 16 mil euros de moradia e deixam proprietário em estado grave

Em Ribeirão

em

Foto: DR / Arquivo

Um homem, de 65 anos, ficou com ferimentos graves na sequência de um violento assalto na moradia onde reside com a esposa, de 62, em Ribeirão, concelho de Famalicão, na terça-feira.

Os larápios entraram na moradia de forma violenta, dá conta o jornal Correio da Manhã, esta quinta-feira, relatando que os quatro assaltantes surpreenderam o casal no quarto, sequestraram a mulher na casa de banho e agrediram o companheiro, de forma a obter o código de um cofre.

Imagem via Correio da Manhã

A vítima acabou por revelar o código, não evitando ter sofrido ferimentos graves que o levaram a ser transportado diretamente para o Hospital de São João, no Porto.

Os ladrões, que ainda não foram alvo de detenção, terão levado 16 mil euros em dinheiro e várias peças em ouro. O mesmo jornal dá conta de que alguns documentos levados pelos assaltantes foram encontrados, na quarta-feira, em Lisboa.

A GNR de Famalicão registou a ocorrência que passou para investigação da Polícia Judiciária.

Continuar a ler

Populares