Vizela perde em Chaves

O Desportivo de Chaves venceu hoje o Vizela, por 2-1, em encontro da 12.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com golos de Héctor e de Jô, e saiu provisoriamente da zona de despromoção.

O confronto começou a ‘meio-gás’, mas com os visitados a revelar vontade de desfazer o ‘nulo’ no marcador, registando mais oportunidades, embora tenham sofrido primeiro, com um golo de Essende, aos 12 minutos, conseguindo, depois, empatar a partida, aos 30, de grande penalidade, pelo avançado espanhol.

Depois do golo de Héctor Hernández, o Desportivo de Chaves abrandou o ritmo e os vizelenses acabaram por ‘virar’ a partida, terminando a primeira parte por cima do jogo.

Jô Batista foi o grande protagonista da etapa complementar ao conseguir colocar os transmontanos em vantagem, aos 48, com uma reviravolta no marcador que lhes permitiu voltar a conhecer o sabor das vitórias, dois meses depois.

A primeira oportunidade de golo surgiu aos 11 minutos: depois de o Desportivo de Chaves ter conseguido subir no relvado pela ala esquerda, Langa combinou com Sanca, que acabou por cruzar para Jô Batista, já na área adversária, que rematou à baliza vizelense, valendo o guardião croata para negar o golo ‘cantado’ aos transmontanos.

Sem marcar, os visitados arriscaram-se a sofrer e o ditado cumpriu-se logo a seguir: numa jogada de contra-ataque, Diogo Nascimento recebeu a bola no meio-campo, encontrou Lacava à esquerda que acabou por oferecer o golo a Essende.

Pouco depois, Jô voltou a estar em destaque ao responder a um cruzamento de Sandro Cruz, com um cabeceamento bem direcionado à baliza vizelense, mas a bola passou por cima da baliza visitante. Também Kelechi e Sanca tentaram a sorte, na sequência de livres, mas Buntic não facilitou.

Por sua vez, o ponta de lança brasileiro voltou a destacar-se no jogo, à procura do empate, com um remate de fora da área, aos 23, que rasou o poste da baliza do Vizela.

Já em cima da meia hora de jogo, o Desportivo de Chaves viu uma grande penalidade assinalada a seu favor após análise das imagens do videoárbitro (VAR) por infração de Nuno Moreira na área vizelense. Héctor Hernández foi o eleito para a cobrança e não falhou o objetivo, empatando a partida (1-1).

Lacava esteve perto de repor a vantagem do Vizela, aos 40, com um remate em arco de fora de área apontado ao ângulo da baliza de Rodrigo, que se viu obrigado a uma segunda defesa, após a bola sobrar para Essende, na recarga, mas o guardião transmontano conseguiu ‘roubar’ e agarrar o esférico.

Já na etapa complementar, o Desportivo de Chaves voltou a entrar melhor em campo e Jô Batista viu o esforço dar frutos, conseguindo uma ‘cambalhota’ determinante no marcador.

Depois de Sanca o ter assistido e lançado na área, o brasileiro conseguiu colocar os visitados em vantagem, aos 48, ao desviar a bola para o fundo das redes vizelenses.

Por sua vez, os visitantes foram acusando cansaço e nervosismo, além de dificuldade em conseguir criar lances de perigo para chegar ao empate, o que contrastou com uma organização defensiva eficaz que impediu o Desportivo de Chaves de encontrar espaço para aumentar a vantagem no marcador, apesar de uma constante e rápida progressão ofensiva dos transmontanos, até ao ‘cair do pano’.

Com esta vitória, o Desportivo de Chaves abandonou, provisoriamente, a zona de despromoção, somando agora 10 pontos, os mesmos do Vizela, que desceu ao 15.º posto, em igualdade pontual, também, com o Estoril Praia e com o Casa Pia.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

Desportivo de Chaves – Vizela, 2-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores

0-1, Essende, 12 minutos.

1-1, Héctor Hernández, 30 minutos (grande penalidade).

2-1, Jô Batista, 48 minutos.

Equipas

– Desportivo de Chaves: Rodrigo, Steven Vitória, Ygor Nogueira, Sandro Cruz, Carraça, João Pedro (Morim, 46), Kelechi (Guima, 90+4), Bruno Langa, Sanca (Benny, 75), Héctor Hernández (João Correia, 84) e Jô Batista (Paulo Víctor, 75).

(Suplentes: Hugo Souza, Bruno Rodrigues, Benny, Paulo Víctor, Rúben Ribeiro, Guima, Lameiras, Morim e João Correia).

Treinador: Moreno.

– Vizela: Buntic, Tomás, Anderson, Bruno Wilson, Rodrigo Escoval (Matheus Pereira, 63), Samu, Pedro Ortiz (Unzueta, 72), Matias Lacava (Dylan, 80), Diogo Nascimento, Nuno Moreira (Soro, 79) e Essende.

(Suplentes: Ruberto, Matheus Pereira, Mendez, Unzueta, Dylan, Lebedenko, Busnic, Rashid e Soro).

Treinador: Pablo Villar.

Árbitro: Luís Godinho (AF Évora).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ygor Nogueira (08), Steven Vitória (15), Diogo Nascimento (21), João Pedro (37), Kelechi (45+3), Pedro Ortiz (67), Samu (87) e Paulo Víctor (89).

Assistência: 2.788 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados