O Santa Clara encerrou hoje uma série de quatro jogos consecutivos sem vitórias na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar um Vizela reduzido a 10 jogadores com um golo ‘tardio’ de Bruno Almeida, em partida relativa à 10.ª jornada.
Perante uma equipa em inferioridade numérica desde o minuto dois, face ao cartão vermelho direto mostrado a Ivanildo Fernandes, o conjunto açoriano raramente criou perigo até aos 20 minutos finais, período em que chegou mais vezes à baliza contrária até quebrar a ‘resistência’ vizelense, com um remate ao ângulo superior esquerdo, ao minuto 87.
O minuto de silêncio em homenagem a Rui Guimarães, treinador de futsal natural de Vizela, que morreu na quarta-feira, aos 37 anos, no Kuwait, precedeu um início de jogo marcado pela expulsão de Ivanildo Fernandes, ao minuto dois.
O árbitro Gustavo Correia considerou que o central vizelense rasteirou Tagawa, quando o avançado dos insulares se isolava, e mostrou-lhe o cartão vermelho, confirmando a decisão aos seis, após comunicação com o videoárbitro.
Também aos seis, Bruno Almeida rematou por cima na conversão do livre à entrada da área, um minuto antes de o treinador Álvaro Pacheco recompor o quarteto defensivo do Vizela, com a entrada de Bruno Wilson para o lugar do médio defensivo Osama Rashid.
Apesar da inferioridade numérica e da superior posse de bola açoriana – 63% contra 37% no final da primeira parte -, o Vizela atacou quando podia e colocou Gabriel Batista à prova num cabeceamento de Alex Méndez, ao minuto 13.
A formação treinada por Mário Silva circulou a bola até o relvado ficar ‘empapado’ com a chuva torrencial que se abateu sobre Vizela do minuto 25 até ao intervalo, mas pouco desequilibrou até marcar por Boateng, aos 43, num lance anulado, após o videoárbitro detetar um fora de jogo por seis centímetros, ao fim de quatro minutos de análise.
O caso desencadeou um final de primeira parte ‘quente’, em que Samu acertou no poste e dois adeptos vizelenses foram retirados da bancada após os intensos assobios ao trio de arbitragem na saída para os balneários, antes de voltarem aos respetivos lugares.
A chuva cessou após o intervalo e o relvado melhorou aos poucos, mas a toada dos primeiros 45 minutos continuou na segunda parte, com os anfitriões a revelarem-se mais perigosos entre os minutos 55 e 70, como se viu nos cabeceamentos de Anderson ao lado, aos 58 e aos 68.
O Santa Clara respondeu ao ímpeto vizelense também de cabeça, num lance em que o recém-entrado Matheus Babi falhou a baliza por centímetros, aos 71, antecipando a fase mais ‘viva’ do encontro, com ocasiões para os dois lados.
Gabriel Silva rematou ao poste ao minuto 79, entre os livres do ‘açoriano’ Stevanovic, aos 77, e do ‘vizelense’ Alex Méndez, aos 81, mas a bola só encontrou as redes quando Bruno Almeida se enquadrou de fora da área e desferiu um remate indefensável para Buntic.
Com o segundo triunfo no campeonato, o Santa Clara, 16.º classificado, passou a somar oito pontos, menos um do que o 15.º, Gil Vicente, ao passo que o Vizela, ao ver quebrado o ciclo de duas vitórias seguidas, é 12.º, com 11.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio do Futebol Clube de Vizela.
Vizela – Santa Clara, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Bruno Almeida, 87.
Equipas:
– Vizela: Buntic, Carlos Isaac, Anderson, Ivanildo Fernandes, Kiki Afonso, Osama Rashid (Bruno Wilson, 07), Alex Méndez (Diego Rosa, 89), Samu, Kiko Bondoso (Andrés Sarmiento, 89), Kévin Zohi (Alexander Schmidt, 63) e Osmajic (Nuno Moreira, 46).
(Suplentes: Luiz Felipe, Tomás Silva, Bruno Wilson, Matheus Pereira, Alejandro Alvarado, Diego Rosa, Andrés Sarmiento, Nuno Moreira e Alexander Schmidt).
Treinador: Álvaro Pacheco.
– Santa Clara: Gabriel Batista, Sagna, Boateng, Tassano, Adriano (Stevanovic, 46), Bobsin, MT, Gabriel Silva (Andrezinho, 90+2), Ricardinho, Bruno Almeida (Bicalho, 90+1) e Tagawa (Rildo Filho, 73).
(Suplentes: Ricardo Fernandes, Quintilla, Paulo Eduardo, Anderson Carvalho, Bicalho, Rodrigo Valente, Andrezinho, Rildo Filho, Stevanovic e Matheus Babi).
Treinador: Mário Silva.
Árbitro: Gustavo Correia (Associação de Futebol do Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Adriano (20), Kiki Afonso (34), Alexander Schmidt (76), Tassano (80), Stevanovic (90+2), Gabriel Silva (90+2) e Andrezinho (90+4). Cartão vermelho direto para Ivanildo Fernandes (02).
Assistência: 2.007 espetadores.