Começou esta semana a segunda fase da requalificação das margens e leito do rio Vizela, no Parque das Termas, através da construção de um muro, no seguimento e mesmos moldes do que foi executado na primeira fase, ocorrida em 2020, anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado, a Câmara de Vizela lembra que a primeira fase da requalificação das margens e leito do rio Vizela foi executada em 2020 e resultou do contrato assinado com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), IP, para execução da “Empreitada de desobstrução do troço do rio Vizela, entre a interceção da Ribeira de Sá com o Rio Vizela e a Ponte Romana” da bacia hidrográfica RH2 Cávado, tendo esta obra sido apoiada parcialmente pela APA, I.P. em 50 mil euros.
Esta segunda fase da requalificação das margens e leito do rio Vizela “deverá estar concluída até ao final do ano”, destaca a Câmara, apontando o investimento como “resultado da aprovação da candidatura apresentada ao COMPETE 2020 – EIXO 7 REACT – FEDER, no valor de 1.743.812,46 euros, com uma comparticipação de 1.285.000 euros”. .
Em 2020 foi executada a recuperação do lago, a colocação de novas mesas de granito, o reforço do sistema de rega, a reorganização da condução das águas pluviais e a recuperação do campo de ténis, passando o parque a ostentar o estatuto de “Jardim Histórico”.
“Assim, e ao longos dos últimos anos, a Câmara Municipal tem apostado na requalificação das margens e leito do rio Vizela e na recuperação, requalificação e revitalização do Parque das Termas, no sentido de os devolver a Vizela e aos vizelenses”, considera a autarquia.