Ave
Vizela já celebra nas ruas os 25 anos de “independência”
A 19 de março de 1998, Vizela passou a ser o 24.º município do Minho
Vizela já celebra nas ruas o seu 25.º aniversário da “liberdade administrativa”, alcançada a 19 de março de 1998.+
Por se tratar de um “número redondo”, a Câmara de Vizela pretende dar uma maior relevância a estas comemorações, “envolvendo toda a comunidade vizelense para avivar a memória dos que viveram a conquista do concelho e, sobretudo, transmitir aos mais novos a importância dessa luta histórica”.
Ontem à noite, centenas de pessoas estiveram nas ruas par uma marcha pela cidade e para um concerto, que contou ainda com a participação da claque do FC Vizela.
O dia principal, contudo, será no domingo, onde a partir das 09:00 terá lugar a celebração da missa solene do aniversário do concelho, na igreja de S. Miguel, seguindo-se às 10:00 a receção dos convidados no edifício-sede do Município (Praça do Município).
Foto: CM Vizela
Depois, pelas 10:30, será homenageado António Guterres, por ter “afirmado aos jornalistas que, se fosse eleito Primeiro Ministro, desbloquearia o concelho de Vizela, e em 1998 cumpriu essa promessa”.
A escultura ficará localizada no Jardim Manuel Faria.
Às 11:00 terá lugar a sessão solene no Auditório Municipal Francisco Ferreira, onde a Câmara Municipal, ao abrigo do Regulamento do Conselho das Condecorações Municipais, vai distinguir António Moniz, Hélder Silva, a Rádio Vizela e a Associação Desportivo Jorge Antunes, com as medalhas honoríficas de mérito do Município.
Foto: CM Vizela
A autarquia vai ainda reconhecer, através da atribuição de um galardão de mérito, os ‘jovens quadros vizelenses’ que atualmente, pelo percurso de vida, académico e profissional, se destacam a nível nacional, nas suas mais variadas vertentes, sejam elas na cultura, na ciência, na comunicação, na música, na moda ou no desporto.
Este ano serão distinguidos Patrícia Pinto (modelo), Paula Magalhães (atriz), Luis Castro (treinador) e os 4 Mens (grupo musical).
Na sessão solene será ainda homenageada a Comissão Instaladora do Município de Vizela, presidida por Francisco Ferreira e ainda composta por Manuel Campelos (já falecido), Joaquim Costa, José Pedro Marques e Carlos Alberto Costa.
-
BragaHá 2 dias
Carros, casas, garagens e lojas. Nada escapa à ação dos larápios em Braga
-
Alto MinhoHá 1 dia
‘Pick up’ com cinco pessoas capota na Serra d’Arga. Há um morto de 19 anos
-
BragaHá 13 horas
Quarto a arrendar por 500 euros em Braga ‘incendeia’ redes sociais
-
RegiãoHá 24 horas
Depressão Mathis. Vem aí chuva e ondas até 5 metros