A Câmara de Vizela vai inaugurar, no sábado, às 11:00, a segunda fase da Zona de Lazer de apoio aos Passadiços, na Marginal Ribeirinha.
Esta intervenção vem no seguimento da maior intervenção de sempre no Parque das Termas e na Marginal Ribeirinha, cuja terceira fase será brevemente inaugurada.
Em comunicado, a autarquia refere que esta nova zona surge diretamente ligada à já executada no verão passado e localiza-se imediatamente antes da entrada nos Passadiços na zona da Marginal Ribeirinha.
Na primeira fase foi dotado aquele espaço de zonas de ensombramento com mesas e bancos de apoio para piqueniques, acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, uma infraestrutura de apoio (sanitários e chuveiro) e espaços verdes,
Agora, esta terceira fase inclui uma nova plataforma, semelhantes à da praia fluvial de S. Paio, com repuxos de água e zona de palhotas e espreguiçadeiras, oferecendo “condições de acolhimento em tempos de verão, em especial para as crianças”.
“De realçar que os Passadiços de Vizela são o novo atrativo turístico do Concelho, uma nova infraestrutura com um extraordinário potencial turístico, não apenas para o nosso Concelho, mas para toda a Região e do País, e que tem recebido, semana após semana, a visita de milhares de pessoas”, nota a autarquia.
Assim sendo, “cumpre continuar a aposta na melhoria desta infraestrutura, apostando, não apenas na melhoria da qualidade de vida dos vizelenses do ponto de vista da natureza ambiental, desportiva e lúdica, mas também no desenvolvimento sustentado do turismo” do concelho.
Os Passadiços de Vizela consistem num percurso pedonal de 6 quilómetros, em estrutura em madeira com iluminação LED, com quatro travessias e diversas zonas de descanso, com três trajetos distintos: urbano, rural e florestal, tendo como objetivo a integração dos diversos espaços existentes ao longo de todo o percurso, promovendo a “reformulação/recuperação de um espaço imprescindível à qualidade de vida de todos os Vizelenses, assim como de promoção do concelho do ponto de vista turístico”.
Esta obra vem no seguimento da política de investimento municipal e resultou da aprovação da candidatura apresentada ao COMPETE 2020 – EIXO 7 REACT – FEDER, no valor de cerca de 1,8 milhões de euros, com um reforço de comparticipação de cerca de 300 mil euros, perfazendo o total de apoio de praticamente 1,6 milhões.
Numa nota enviada às redações, a Câmara salienta que a concretização deste projeto irá também contribuir para “continuar o processo de despoluição do Rio Vizela, no seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal, no sentido de devolver definitivamente o Rio Vizela aos vizelenses”.
“Assim, e ao longos dos últimos anos, a Câmara Municipal tem apostado na requalificação das margens e leito do rio Vizela e na recuperação, requalificação e revitalização do Parque das Termas, no sentido de os devolver a Vizela e aos Vizelenses, assim como para consolidar Vizela enquanto destino turístico”, conclui a Câmara.