Vizela inaugura zona de lazer para aproveitar 6 km de passadiços

No sábado
Vizela inaugura zona de lazer para aproveitar 6 km de passadiços
Foto: CM Vizela

A Câmara de Vizela vai inaugurar, no sábado, às 11:00, a segunda fase da Zona de Lazer de apoio aos Passadiços, na Marginal Ribeirinha.

Esta intervenção vem no seguimento da maior intervenção de sempre no Parque das Termas e na Marginal Ribeirinha, cuja terceira fase será brevemente inaugurada.

Em comunicado, a autarquia refere que esta nova zona surge diretamente ligada à já executada no verão passado e localiza-se imediatamente antes da entrada nos Passadiços na zona da Marginal Ribeirinha.

Na primeira fase foi dotado aquele espaço de zonas de ensombramento com mesas e bancos de apoio para piqueniques, acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, uma infraestrutura de apoio (sanitários e chuveiro) e espaços verdes,

Agora, esta terceira fase inclui uma nova plataforma, semelhantes à da praia fluvial de S. Paio, com repuxos de água e zona de palhotas e espreguiçadeiras, oferecendo “condições de acolhimento em tempos de verão, em especial para as crianças”.

“De realçar que os Passadiços de Vizela são o novo atrativo turístico do Concelho, uma nova infraestrutura com um extraordinário potencial turístico, não apenas para o nosso Concelho, mas para toda a Região e do País, e que tem recebido, semana após semana, a visita de milhares de pessoas”, nota a autarquia.

Assim sendo, “cumpre continuar a aposta na melhoria desta infraestrutura, apostando, não apenas na melhoria da qualidade de vida dos vizelenses do ponto de vista da natureza ambiental, desportiva e lúdica, mas também no desenvolvimento sustentado do turismo” do concelho.

Os Passadiços de Vizela consistem num percurso pedonal de 6 quilómetros, em estrutura em madeira com iluminação LED, com quatro travessias e diversas zonas de descanso, com três trajetos distintos: urbano, rural e florestal, tendo como objetivo a integração dos diversos espaços existentes ao longo de todo o percurso, promovendo a “reformulação/recuperação de um espaço imprescindível à qualidade de vida de todos os Vizelenses, assim como de promoção do concelho do ponto de vista turístico”.

Esta obra vem no seguimento da política de investimento municipal e resultou da aprovação da candidatura apresentada ao COMPETE 2020 – EIXO 7 REACT – FEDER, no valor de cerca de 1,8 milhões de euros, com um reforço de comparticipação de cerca de 300 mil euros, perfazendo o total de apoio de praticamente 1,6 milhões.

Numa nota enviada às redações, a Câmara salienta que a concretização deste projeto irá também contribuir para “continuar o processo de despoluição do Rio Vizela, no seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal, no sentido de devolver definitivamente o Rio Vizela aos vizelenses”.

“Assim, e ao longos dos últimos anos, a Câmara Municipal tem apostado na requalificação das margens e leito do rio Vizela e na recuperação, requalificação e revitalização do Parque das Termas, no sentido de os devolver a Vizela e aos Vizelenses, assim como para consolidar Vizela enquanto destino turístico”, conclui a Câmara.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Estado deve colocar braga na "linha da frente" da modernização ferroviária, defende vereadora

Estado deve colocar Braga na "linha da frente" da modernização ferroviária, defende vereadora

Próximo Artigo
Guimarães já recolheu 1,5 milhões de cápsulas de café para reciclagem

Guimarães já recolheu 1,5 milhões de cápsulas de café para reciclagem

Artigos Relacionados