Vizela cria biblioteca móvel para aproximar os livros das freguesias e IPSS

Educação
Foto: DR

A Câmara de Vizela vai criar um serviço de biblioteca móvel que percorrerá as freguesias e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), disponibilizando livros aos munícipes, disse hoje à Lusa o presidente da câmara, Vítor Hugo Salgado.

Segundo o autarca, foi adquirida por aquele município do distrito de Braga uma carrinha antiga que foi decorada e preparada como biblioteca móvel, replicando um serviço que era muito apreciado pelas antigas gerações.

Regularmente, disse, o veículo estacionará junto às sedes das juntas de freguesia, fora da sede do concelho, e atenderá quem pretender requerer um livro para empréstimo, anotando ainda os pedidos que não possam ser correspondidos no momento, mas sê-lo-ão quando a viatura regressar.

Vítor Hugo Salgado anotou que a mesma metodologia de proximidade será adotada junto das IPSS, também com o objetivo de promover o gosto pela leitura e incentivar à escrita.

A “Biblioteca sobre Rodas”, como é designado este projeto, enquadra-se no Plano Municipal de Leitura, que incluiu outras ações que facilitam a disponibilização de livros na biblioteca, usando-se até as redes sociais como incentivo aos jovens.

O autarca destacou, por outro lado, a medida “Livro na mão não paga um tostão” que permite aos munícipes pedir à câmara a aquisição de um determinado livro que não haja na biblioteca municipal. Após a aquisição, explicou, o título é emprestado ao requerente e findo o empréstimo passará para o rol de livros disponíveis na biblioteca.

Estas medidas pretendem, concluiu o presidente, reforçar “uma nova visão na forma de estar dos munícipes de Vizela em relação à importância dos livros, da leitura e da escrita”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados