Vizela continua em último

Foto: FC Vizela

O Portimonense, reduzido a 10 a partir dos 69 minutos, e o lanterna-vermelha Vizela anularam-se (0-0) hoje no Algarve, em jogo entre dois ‘aflitos’, da 24.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Depois de uma primeira parte muito movimentada e com várias ocasiões, o jogo, que teve três bolas nos ‘ferros’, baixou de ritmo na segunda metade e, após a expulsão de Pedrão (69 minutos), os algarvios optaram por defender o ‘nulo’, que os minhotos tentaram desbloquear, sem sucesso.

O Portimonense, que soma cinco jogos sem vencer no campeonato, ocupa agora a 14.ª posição, com 23 pontos, mais cinco do que o Vizela, sem ganhar há três partidas e no 18.º e último lugar, com os mesmos pontos do Desportivo de Chaves, 17.º.

As duas equipas mudaram ambas duas ‘peças’ em relação às partidas da última jornada: no Portimonense, em ‘4-2-3-1’, regressaram Igor Formiga e Lucas Ventura, e no Vizela, em ‘4-3-3’, entraram no ‘onze’ Rodrigo Escoval e Pedro Ortiz.

A primeira parte teve duas faces: depois de cerca de 20 minutos tranquilos, com as duas equipas a estudarem-se mutuamente, mas ‘amarradas’ a meio-campo, o jogo ganhou emoção, com parada e resposta constante e várias oportunidades de golo flagrantes junto das duas balizas.

Sylvester Jasper, aos cinco minutos, e Matheus Pereira, aos nove, somaram as primeiras ameaças relativas, mas foi a partir dos 22 minutos que a partida saiu da apatia generalizada.

Foi Hildeberto Pereira, com um remate ao lado, depois de bom trabalho individual na área, a dar esse mote, que teve resposta, logo a seguir, de Samu Silva, com um ‘tiro’ de pé esquerdo ao poste direito da baliza de Nakamura (23 minutos).

As duas equipas ‘acordaram’ e, até ao intervalo, o jogo ‘partiu-se’ e o perigo dividiu-se entre os dois últimos terços.

Aos 32 minutos, Sylvester Jasper cruzou tenso da direita, com Dener a cabecear para defesa inicial de Buntic, que ‘ofereceu’ o corpo para negar a recarga a Hildeberto Pereira.

Os minhotos voltaram a responder, aos 36 minutos: inicialmente, Alemão afastou o perigo, quando Samuel Essende preparava a conclusão, a jogada prosseguiu pela direita e o lateral Igor Formiga cortou depois um remate rasteiro com ‘selo’ de golo de Matheus Pereira.

O ritmo baixou após o reatamento, mas o Portimonense, refrescando o setor atacante com Midana Cassamá, foi assumindo o controlo de forma gradual, só que a primeira oportunidade só chegou aos 67 minutos, num remate forte de Sylvester Jasper ao poste esquerdo.

Dois minutos depois, Samuel Essende surgiu isolado, Pedrão travou o adversário à beira da grande área e foi expulso. Na marcação do respetivo livre, Domingos Quina atirou contra a barreira.

Em inferioridade numérica, os algarvios trocaram o ímpeto ofensivo pelo equilíbrio defensivo – entrou o lateral Gonçalo Costa e a equipa arrumou-se em ‘4-4-1’ –, deixando o Vizela assumir o ascendente até ao ‘cair do pano’.

Os minhotos ampliaram o ataque com outro ponta de lança, Sava Petrov, para os minutos finais, mas o resultado já não se modificou, apesar de um corte arriscado de Alemão contra o poste direito da sua própria baliza, aos 81 minutos, e de um remate do suplente sérvio, que obrigou Nakamura a grande defesa (90+4).

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão.

Portimonense – Vizela, 0-0.

Equipas

– Portimonense: Nakamura, Igor Formiga, Pedrão, Alemão, Filipe Relvas, Lucas Ventura, Carlinhos, Dener, Sylvester Jasper (Gonçalo Costa, 75), Hélio Varela (Rodrigo Martins, 90+2) e Hildeberto Pereira (Midana Cassamá, 57, Mvoué, 90+2).

(Suplentes: Vinicius Silvestre, Guga, Gonçalo Costa, Mvoué, Taichi Fukui, Ronie Carrillo, Midana Cassamá, Rodrigo Martins e Luan Campos).

Treinador: Paulo Sérgio.

– Vizela: Buntic, Tomás Silva (Hugo Oliveira, 72), Rodrigo Escoval, Jota Gonçalves, Lebedenko (Sava Petrov, 84), Pedro Ortiz (Diogo Nascimento, 72), Bruno Costa, Samu Silva (Dylan Saint-Louis, 61), Domingos Quina (Soro, 84), Matheus Pereira e Samuel Essende.

(Suplentes: Bursac, Hugo Oliveira, Anderson, Busnic, Alex Méndez, Diogo Nascimento, Alberto Soro, Sava Petrov e Dylan Saint-Louis).

Treinador: Rubén de la Barrera.

Árbitro: José Bessa (Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Rodrigo Escoval (38), Midana Cassamá (86), Alemão (87) e Dener (90+8). Cartão vermelho direto para Pedrão (69).

Assistência: 1.610 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Gil Vicente empata e segue longe da 'linha perigosa'

Próximo Artigo

Ponte de 5km em Nova Iorque vai iluminar-se com as cores de Portugal

Artigos Relacionados
x