Futebol
Vitória volta a não vencer e fica de fora dos 16 avos de final da Liga Europa
Empate, em casa, com o Standard de Liége
em
O Vitória SC ficou hoje arredado dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, ao empatar 1-1 na receção ao Standard de Liège, num jogo de muita entrega dos jogadores, mas com pouca qualidade.
Os golos de Maxime Lestienne, aos 40 minutos, de penálti, e de André Pereira, aos 45+2, estabeleceram um resultado ajustado a um desafio com várias ocasiões de golo, mas com um futebol muitas vezes atabalhoado.
Os portugueses mantiveram-se no quarto e último lugar do Grupo F, com dois pontos, já a sete do segundo classificado, os germânicos do Eintracht Frankfurt, quando falta um jogo – o Vitória vai à Alemanha, em dezembro -, enquanto o Standard, terceiro, com sete, tem ainda hipóteses de seguir para os 16 avos de final, recebendo o líder Arsenal (10 pontos) no último jogo.
Depois das tochas lançadas pelos adeptos belgas para o relvado, que encobriram a baliza junto à bancada norte com uma ‘nuvem vermelha’, atrasando o apito inicial, a partida começou ‘morna’, sem que as equipas se revelam especialmente criativas na hora de atacar.
Apesar dos vários passes falhados na manobra ofensiva, a formação portuguesa criou o primeiro lance perigoso, quando André Pereira obrigou o guarda-redes Arnaud Bodart a defesa atenta, aos 12 minutos, mas o Standard, mais sereno a circular a bola, respondeu de seguida, numa tentativa de Mehdi Carcela, ex-jogador do Benfica, à malha lateral, aos 13.
Apesar dos vários duelos perdidos no meio-campo e da lentidão na reação à perda da bola, o Vitória aproveitou o contra-ataque para ameaçar de novo as redes belgas, num remate de Sacko, ao minuto 22, e em outro lance em que Bodart negou o golo a Bruno Duarte (30).
O conjunto treinado por Michel Preud’homme também ameaçou a baliza lusa, num remate cruzado de Lestienne, aos 28 minutos, e em outro de Renaud Emond, ao lado, aos 34, antes de chegar mesmo à vantagem, por Lestienne, aos 40, na conversão de um penálti cometido por Douglas sobre Paul-Jose Mpoku, muito duvidoso.
Apesar do ‘golpe’, os minhotos reagiram rapidamente e igualaram na sequência de um passe longo de Sacko e de uma bola amortecida de cabeça por Lucas Evangelista para a finalização certeira de André Pereira, em posição frontal à baliza, em cima do intervalo.
Embalados pelo golo, os vitorianos estiveram perto da reviravolta aos 51 minutos, quando Poha rematou e Davidson, que rendeu o lesionado Bruno Duarte aos 45 minutos, atirou ao lado na recarga.
O Standard ‘arrefeceu’ o ímpeto dos portugueses e o jogo voltou a ficar dividido, com muita luta e muita troca de bolas pelo ar, antes de se ‘partir’ pelo minuto 70, com as ocasiões de golo a surgirem para ambas as formações.
André Pereira (73 minutos), Davidson (75) e Lucas Evangelista (77) não ficaram longe de virar o resultado, mas Amallah também esteve perto de dar o triunfo aos belgas, em dois remates (82 e 89), todos sem sucesso.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória SC – Standard Liège, 1-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Maxime Lestienne, 40 minutos (grande penalidade).
1-1, André Pereira, 45+2.
Equipas:
– Vitória SC: Douglas, Sacko, Tapsoba, Pedro Henrique, Florent, Mikel Agu, Dénis Poha, Lucas Evangelista, Marcus Edwards (Rochinha, 76), André Pereira (Léo Bonatini, 86) e Bruno Duarte (Davidson, 45).
(Suplentes: Miguel Silva, Frederico Venâncio, Al Musrati, Pepe, Rochinha, Davidson e Léo Bonatini).
Treinador: Ivo Vieira.
– Standard de Liège: Arnaud Bodart, Mergim Vojvoda, Konstantinos Laifis, Zinho Vanheusden, Nicolas Gavory, Gojko Cimirot, Samuel Bastien, Paul-Jose Mpoku (Duje Cop, 83), Mehdi Carcela, Maxime Lestienne (Selim Amallah, 71) e Renaud Emond (Obbi Oularé, 69).
(Suplentes: Vanja Milinkovic-Savic, Collins Fai, Dimitri Lavalée, Senna Miangue, Selim Amallah, Obbi Oularé e Duje Cop).
Treinador: Michel Preud’homme.
Árbitro: Serhiy Boiko (Ucrânia).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tapsoba (42), Bastien (42), Lucas Evangelista (47), Paul-Jose Mpoku (51), Konstantinos Laifis (64) e Zinho Vanheusden (85).
Assistência: 11.221 espetadores.
Notícia atualizada às 23h45 com mais informação.
Leia Também
-
Portugal recebeu pedido de Abramovich para venda do Chelsea
-
João Sousa eliminado na primeira ronda de pares de Roland Garros
-
João Félix eleito o melhor jogador da época no Atlético de Madrid
-
Patrocinador da Liga Portugal Bwin lucra mais de 300 milhões
-
Bebé encontrado sozinho em rua de Braga já estava sinalizado e “será institucionalizado”
-
Guimarães despede-se hoje das vítimas da tragédia na A1
EM FOCO
Patrocinador da Liga Portugal Bwin lucra mais de 300 milhões
Futebol
Liga das Nações arranca em junho com duelo ibérico na primeira jornada
Futebol
Hot Deals da Cardan Braga têm oportunidades em Usados e Seminovos
A super-exposição vai estar disponível até 29 de maio
Populares
-
BragaHá 2 dias
Bebé de dois anos encontrado a vaguear sozinho em rua de Braga
-
Alto MinhoHá 2 dias
Idosa de 94 anos em estado grave após queda em casa em Ponte de Lima
-
BragaHá 2 dias
Polémica em Vieira do Minho após Câmara vedar acesso a praça central
-
BragaHá 1 dia
Colisão seguida de capotamento em Braga