Ave
Vitória vence Torneio do Centenário do Varzim
em

O Vitória conquistou hoje o Troféu do Centenário do Varzim, depois de vencer o Rio Ave, no jogo da final da prova da pré-época futebolística, por 3-2.
Os vimaranenses, que neste segundo jogo se apresentaram com sua formação B, depois na véspera ter sido a sua equipa principal a vencer o Desportivo de Chaves, no desempate de grandes penalidades, acabaram por conseguir a reviravolta no marcador, depois de terem estado a perder por 2-0.
Os vila-condenses entraram melhor neste ensaio e ainda antes dos 20 minutos já tinham uma vantagem confortável, com os golos de Yazalde e Ronan.
Mas ainda na primeira parte, os minhotos anularam essa vantagem, primeiro com o tento de grande penalidade, apontada por Denis, pouco depois, por Bence, estabelecendo o 2-2 com que se chegou a intervalo.
Na segunda metade, a partida caiu de qualidade, e apesar dos vila-condenses terem tido mais posse de bola, acabaram por ser o Vitória a chegar ao golo, a seis minutos do final, através de uma grande penalidade, apontada por Kiko.
Antes, o Varzim, da II Liga de futebol, tinha vencido o Desportivo de Chaves, por 5-4, no desempate por grandes penalidades, assegurando o terceiro lugar no seu torneio.
Os poveiros acabaram por ser mais eficazes nos penáltis, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar.
Nesse período, os flavienses até entraram melhor no jogo, inaugurando o marcador, ainda na primeira parte, por Latyr, logo aos sete minutos.
A equipa anfitriã reagiu na segunda parte, conseguindo a reviravolta no marcador através de dois tentos do Romário, ambos de grande penalidade, aos 53 e aos 80.
Já em período de descontos, Leandro Freire, aos 90+2, voltou a empatar o jogo, levando o jogo para a decisão dos penáltis, em que Varzim acabou por ser assertivo.
Fique a par das Notícias de Desporto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Leia Também
Sá Pinto quer ganhar apesar de apuramento já estar garantido
Liga Europa: Ivo Vieira quer vencer em Frankfurt
Fábio Martins (Famalicão) e Galeno (Braga) entre os três melhores avançados de outubro e novembro
Liga Europa: Sacko, Tapsoba e Evangelista de fora dos convocados do Vitória
Liga Europa: Eintracht quer encerrar fase negativa com triunfo sobre o Vitória
Pizzi eleito o Médio do Mês da Liga
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Ave
Prisão preventiva para homem que ameaçava mãe e irmã de morte em Fafe
Violência doméstica
em

A GNR anunciou hoje que um homem suspeito de violência doméstica, em Fafe, contra a mãe e uma irmã, detido em flagrante delito pela autoridade policial, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
Num comunicado enviado à Lusa, a autoridade policial refere que foi a mãe do suspeito que denunciou o filho, de 23 anos, indicando que teria danificado a viatura da irmã.
O homem terá também ameaçado de morte a mãe, de 47 aos, e irmã, exigindo dinheiro.
“Os militares deslocaram-se ao local, tendo intercetado o suspeito que se preparava para fugir, ainda com a tesoura no bolso que tinha servido para causar os danos e para as ameaças”, lê-se no comunicado.
Segundo a GNR, o detido é reincidente neste crime.

Dois jovens, de 16 e 17 anos, sofreram ferimentos na sequência de uma colisão entre a motorizada em que seguiam e uma viatura ligeira, em Azurém, Guimarães, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.
Este acidente, que ocorreu perto das 15:00 desta quarta-feira, mobilizou duas viaturas de socorro dos Bombeiros de Guimarães.
Ambos os jovens sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados para o Hospital de Guimarães.
As autoridades registaram a ocorrência.
Guimarães
Festival de Guitarra de Guimarães com “maior participação internacional de sempre”
De 21 a 29 de dezembro
em

A sexta edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães terá “a maior participação internacional de sempre” por parte de inscritos e apresenta um cartaz “recheado” de nomes nacionais e além-fronteiras que demonstram o “crescimento sustentado” do evento.
Apresentado esta quarta-feira, o Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG), a decorrer entre os dias 21 e 29 de dezembro em três locais da cidade (Paço dos Duques, o Centro Cultural Vila Flor e Conservatório de Musica de Guimarães), promete “celebrar o Natal de Guitarra na mão”, trazendo a Guimarães nomes como Aniello Desiderio, David Carmona ou Pavel Ravel.
A apresentação do FIGG, que desde 2017 integra a plataforma europeia Eurostrings, serviu ainda para anunciar que a final do concurso europeu de 2021 daquela plataforma será em Guimarães.
Aos dez concertos que compõem o cartaz da edição deste ano acrescentam-se ‘masterclasses’ e o Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães, “um dos momentos mais importantes deste festival”, segundo o diretor artístico, Nuno Cachada.
Nesta edição, o concurso conta com cerca de 100 competidores vindos de vários países: “É a edição com mais participantes internacionais de sempre, desde Estados Unidos, China, França, Espanha, Alemanha, Equador, México”.
“O vencedor da categoria sem limite de idade terá acesso ao Programa de Intercâmbio da Eurostrings, 1.500 euros mais a oportunidade de fazer uma ‘tour’ pelos vários festivais da Plataforma, bem como participar na Eurostrings Winners Competition, com um grande prémio monetário de 8.000 euros, mais uma ‘tour’ pelos Estados Unidos da América, Europa e China”, enumerou Nuno Cachada.
Sobre o cartaz, o responsável salientou “a cidade berço vai aconchegar num só evento o virtuosismo de Aniello Desiderio, o flamenco do quinteto de David Carmona e a juventude de Mateusz Kowalski, sem esquecer nomes emergentes em Portugal, como o Duo Sirius (Diogo João e Márcio Silva) e Francisco Luís”.
Oriundos do programa de intercâmbio Eurostrings, o FIGG vai contar com a presença de Pablo Menéndez, Cassie Martin, Pavel Ralev, Maja Karlj e Bruno Pino Mateos: “A participação na Eurostrings permite-nos não só aumentar o valor disponível para realizar o festival, este ano 40 mil euros, mas também trazer cá nomes que estão já inscritos na plataforma e que venceram edições anteriores do concurso internacional”.
As ‘masterclasses’, “aulas para alunos do ensino artístico especializado que podem ser assistidas pelo público”, é outra componente importante do FIGG.
“O objetivo continua a ser promover a guitarra clássica no setor cultural, quer no contexto pedagógico e formativo, quer no do espetáculo, visando potenciar uma nova atitude de aproximação à guitarra clássica, ainda pouco divulgada enquanto instrumento solista”, apontou.
Para a autarquia, representada na sessão pelo assessor de Cultura Paulo Silva, o FIGG é também uma “marca” do panorama cultural vimaranense.
“Este projeto assenta no conservatório, se não houvesse a semente lançada no território pela parte formativa, não teria sentido e tem já um papel cultural no nosso calendário cultural, pelo valor acrescentado que lhe dá”, disse.
O evento é organizado pela Sociedade Musical de Guimarães, com coprodução d´A Oficina, e tem os apoios do Município de Guimarães e do programa Europa Criativa, da União Europeia.
EM FOCO
ÚLTIMAS
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- GuimarãesHá 20 horas
Jovem de 25 anos morre esmagado em obra em Guimarães
- BragaHá 2 dias
Bananeiro em Braga à espera de milhares na véspera de Natal
- BragaHá 2 dias
Agente da Polícia Municipal de Braga agredida por mulher à porta do hospital
- GuimarãesHá 2 dias
Incêndio leva polícia a descobrir 131 pés de canábis em Guimarães