Vitória vence na Eslovénia e segue em vantagem na eliminatória da Liga Conferência

Foto: DR

Dois golos nos 20 minutos finais permitiram hoje ao Vitória SC contornar a quebra de rendimento na segunda parte e derrotar o Celje por 4-3, na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa de futebol.

No jogo inaugural da época 2023/24, a equipa vimaranense sofreu golo no primeiro minuto, por Luka Bobicanec, ‘virou’ o resultado numa primeira parte de domínio claro, por Jota Silva (25) e André Silva (35) e respondeu ao 2-2, de Aljosa Matko (59), com golos de André Amaro (70) e do estreante Gonçalo Nogueira (80), antes de Edmilson reduzir no último minuto (90+6).

Após um duelo no qual oscilou entre a produção ofensiva e as fragilidades defensivas, o conjunto treinado por Moreno lidera a eliminatória antes de receber a formação eslovena na segunda mão, em 03 de agosto, para decidir o acesso à ronda seguinte.

Perante 2.840 espetadores no Estádio Z’dezele, em Celje, os portugueses sofreram o primeiro golo da temporada aos 18 segundos de jogo: Julien Elle Lamy intercetou um passe de João Mendes, avançou pelo corredor esquerdo e cruzou para o segundo poste, onde Luka Bobicanec apareceu solto, a disparar de primeira para o fundo das redes à guarda de Bruno Varela.

Disposta no sistema tático 3x5x2, ensaiado na pré-época, a equipa vimaranense reagiu à desvantagem e protagonizou 45 minutos iniciais de sentido quase único, voltado para a baliza eslovena, apesar de vários lances ‘esbarrarem’ na defesa adversária, sem o remate.

Os anfitriões ainda criaram perigo aos seis minutos, num remate de Chukwubuikem Ikwuemesi para defesa de Bruno Varela, antes de os minhotos se acercarem da área eslovena e de Jota Silva ameaçar o empate aos 11 e aos 18, marcando o seu primeiro golo da época 2023/24 aos 25, num cabeceamento junto ao limite da área, colocado junto ao poste direito, após livre lateral de Dani Silva.

O meio-campo da equipa treinada por Moreno, formado por Tomás Händel, Dani Silva e João Mendes, continuou a recuperar bolas em terrenos adiantados e a servir de apoio aos elementos mais adiantados, protagonistas do segundo golo, no lance mais bem desenhado do encontro: André Silva dominou a bola com três toques, tabelou com Jota Silva e isolou-se para rematar fora do alcance de Matko Obradovic.

Os eslovenos ameaçaram a igualdade aos 37 minutos, num cabeceamento de Chukwubuikem Ikwuemesi travado por Bruno Varela, mas os vitorianos seguraram as ‘rédeas’ do jogo até ao intervalo, tendo ficado a centímetros de mais um golo, num desvio de Miguel Maga à trave, aos 45+2.

Apesar de Dani Silva ameaçar o 3-1 aos 49 minutos, a toada da partida mudou na segunda metade, com os vitorianos, inferiores nos duelos, a recuarem, e o conjunto treinado por Albert Riera, mais preciso na circulação de bola, a chegar ao empate numa recarga de Aljosa Matko após remate de Bobicanec para defesa incompleta de Bruno Varela.

Com o meio-campo cada vez mais lento, Moreno trocou João Mendes e Tomás Händel por Gonçalo Nogueira e Zé Carlos ao minuto 70, altura em que os vitorianos se adiantaram de novo no ‘marcador’, em remate de fora da área de André Amaro após lance de insistência.

A formação lusa dilatou a vantagem por Gonçalo Nogueira, a ‘assinar’ uma recarga certeira no seu primeiro jogo europeu, após lance criado por Adrián Butzke, Miguel Maga e Alisson Safira, mas o Celje encontrou vários espaços na defesa vitoriana para ameaçar reduzir por duas vezes antes de Edmilson, ex-Länk Vilaverdense, marcar no último minuto.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Z’dezele, em Celje.

Celje – Vitória SC, 3-4.

Ao intervalo: 1-2.

Marcadores:

1-0, Luka Bobicanec, 01 minuto.

1-1, Jota Silva, 25.

1-2, André Silva, 35.

2-2, Aljosa Matko, 59.

2-3, André Amaro, 70.

2-4, Gonçalo Nogueira, 80.

3-4, Edmilson, 90+6.

Equipas:

– Celje: Matko Obradovic, Zan Karnicnik, David Zec, Damjan Vuklisevic, Vid Koderman (Klemen Nemanic, 46), Mark Zabukovnik, Luka Bobicanec (Matic Vrbanec, 82), Julien Elle Lamy (Nino Kouter, 77), Chukwubuikem Ikwuemesi (Edmilson, 62), Aljosa Matko e Gregor Bajde (Karlo Speljak, 81).

(Suplentes: Matjaz Rozman, Klemen Nemanic, Matic Vrbanec, Nino Kouter, Karlo Spejak, Lovro Bizjak e Edmilson).

Treinador: Albert Riera.

– Vitória de SC: Bruno Varela, Tounkara, André Amaro, Mikel Villanueva, Miguel Maga, Tomás Händel (Zé Carlos, 69), Dani Silva (Manu Silva, 89), João Mendes (Gonçalo Nogueira, 70), Afonso Freitas, Jota Silva (Adrián Butzke, 70) e André Silva (Alisson Safira, 54).

(Suplentes: Charles, Rafa, Bruno Gaspar, Alberto Costa, Jorge Fernandes, Manu Silva, Gonçalo Nogueira, Zé Carlos, Nélson da Luz, Alisson Safira e Adrián Butzke).

Treinador: Moreno.

Árbitro: Chrysovalantis Theouli (Chipre).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Tomás Händel (33), Luka Bobicanec (45), Jota Silva (67) e David Zec (69).

Assistência: 2.840 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x