Vitória vence e junta-se aos líderes da Liga

Duas jornadas, duas vitórias
Foto: VSC

 O Vitória SC somou hoje o sexto triunfo em seis jogos oficiais na época 2024/25, ao receber e vencer o Estoril Praia por 1-0, em partida da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O golo do avançado venezuelano Chuchu Ramírez, aos 32 minutos, decidiu uma partida que os vimaranenses controlaram quase sempre, com circulação paciente e bolas paradas perigosas, frente a um Estoril Praia que causou desequilíbrios pontuais, mas só com um par de ocasiões iminentes de golo.

Com 12 golos marcados e nenhum sofrido na presente temporada, que contabiliza quatro jogos para a Liga Conferência e dois para o escalão maior, a formação treinada por Rui Borges igualou Sporting, FC Porto e Moreirense no topo do campeonato, com seis pontos, enquanto o Estoril Praia continua sem pontuar após dois desaires.

Na estreia do treinador escocês Ian Cathro no banco de suplentes, os ‘canarinhos’ tiveram mais bola nos primeiros 15 minutos, ganharam duelos e pressionaram muito a defesa vitoriana, mas sem traduzirem essas dinâmicas em perigo para as redes à guarda de Bruno Varela.

Mais pacientes em campo, à espreita dos espaços adequados para visarem a baliza contrária, os vitorianos remataram primeira vez aos 10 minutos, por Telmo Arcanjo, estreante entre os titulares, e só voltaram a criar perigo à meia hora, numa sequência de bolas paradas que valeu o golo inaugural, à quarta tentativa.

Novidade na baliza estorilista, por troca com Dani Figueira, Joel Robles ainda travou o remate de fora da área de Telmo Arcanjo, aos 30 minutos, e os cabeceamentos de Ricardo Mangas (30) e de Tomás Händel (31), mas foi incapaz de travar o primeiro golo de Chuchu Ramírez pelos minhotos, num cabeceamento em resposta a livre de Tiago Silva.

A equipa do concelho de Cascais reagiu ao tento sofrido nos últimos cinco minutos da primeira parte, num par de incursões rápidas desencadeadas por perdas de bola vitorianas, mas os anfitriões continuaram a ‘mandar’ no desafio e apareceram mais ofensivos após o intervalo, com o ponta de lança ex-Nacional a tentar o ‘bis’, ao minuto 47.

A troca de Fabrício por Hélder Costa, aos 58 minutos, despertou de novo o Estoril Praia para o ataque, com Orellana a colocar Bruno Varela à prova, aos 60 minutos, e Yanis Begraoui a cabecear por cima, aos 61, antes de o Vitória se reequilibrar com as entradas de Alberto Costa e Kaio César.

A equipa da casa jogou a maior parte da última meia hora no meio-campo estorilista, com constantes trocas de bola, e esteve mais perto de dilatar a vantagem, num cabeceamento de Borevkovic ao lado, aos 80 minutos, do que de sofrer o empate, mesmo com o Estoril Praia a tentar vários contra-ataques.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Estoril Praia, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, Chuchu Ramírez, 32 minutos.

Equipas

– Vitória SC: Bruno Varela, Bruno Gaspar (Alberto Costa, 62), Borevkovic, Mikel Villanueva, João Miguel Mendes, Tomás Händel, Tiago Silva (Manu Silva, 82), Samu, Telmo Arcanjo (Kaio César, 61), Ricardo Mangas (Nuno Santos, 69) e Chuchu Ramírez (Nélson Oliveira, 69).

(Suplentes: Charles, Alberto Costa, Jorge Fernandes, Manu Silva, Zé Carlos, Nuno Santos, João Mendes, Kaio César e Nélson Oliveira).

Treinador: Rui Borges.

– Estoril Praia: Joel Robles, Wagner Pina (Pedro Carvalho, 70), Mangala, Pedro Álvaro, Pedro Amaral, Jandro Orellana, Zanocelo, Michel (Fran Pereira, 78), Fabrício (Hélder Costa, 58), Yanis Begraoui (Guitane, 78) e Alejandro Marqués (André Lacximicant, 70).

(Suplentes: Daniel Figueira, Pedro Carvalho, Felix Bacher, Gonçalo Costa, Finn Dicke, Fran Pereira, Guitane, Hélder Costa e André Lacximicant).

Treinador: Ian Cathro.

Árbitro: André Narciso (Associação de Futebol de Setúbal).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Mikel Villanueva (10), Borevkovic (26) e Yanis Begraoui (56).

Assistência: 17.331 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados