Vitória vence bósnios e está mais perto de seguir em frente na Liga Conferência

Primeira mão do ‘play-off’
Imagem: VSC

Uma segunda parte mais eficaz do que a primeira permitiu hoje ao Vitória SC receber e vencer o Zrinjski Mostar (3-0), na primeira mão do play-off da Liga Conferência, e aproximar-se da fase principal da competição europeia.

Após eliminar os suíços do Zurique, na ronda anterior, com dois triunfos ‘carimbados’ na segunda metade (2-0 e 3-0), os minhotos voltaram a ser mais fortes após o intervalo no primeiro embate com a equipa da Bósnia-Herzegovina e sentenciaram o triunfo com golos de Ricardo Mangas, aos 46 minutos, Borevkovic, aos 51, e João Mendes, aos 88.

Com sete vitórias em sete jogos oficiais na presente época, 15 golos marcados e nenhum sofrido, a formação de Guimarães visita o reduto do Zrinjski em 29 de agosto, a partir das 19:00 locais (18:00 de Lisboa), e torna-se na primeira equipa lusa a atingir a fase principal da terceira prova europeia, caso segure a vantagem de três golos.

Com Alberto Costa em vez do lesionado Bruno Gaspar entre os titulares, o Vitória SC jogou praticamente instalado no meio-campo adversário durante os primeiros 45 minutos e criou algumas ocasiões para se adiantar no marcador, apesar de ter revelado alguma atrapalhação no ataque e cometido vários erros na tomada de decisão.

Incapaz de criar perigo nas várias bolas paradas de que dispôs, face à estatura e à eficácia dos centrais do Zrinjski nas bolas aéreas, a equipa treinada por Rui Borges teve de criar desequilíbrios em combinações à ‘flor’ da relva e conseguiu-os quando evitou os passes transviados ou com demasiada velocidade.

Depois de um remate ‘violento’ de Nuno Santos desviado por um adversário, aos quatro minutos, os minhotos ameaçaram de novo o golo num cabeceamento de Borevkovic, aos 26, num remate de Kaio César para defesa de Maric, aos 28, e numa ‘emenda’ de Nélson Oliveira após cruzamento de Kaio, aos 44, numa fase marcada por várias paragens.

O Vitória regressou dos balneários bem mais eficaz, marcando dois golos em seis minutos, após uma primeira parte ‘em branco’: Ricardo Mangas apareceu ao segundo poste para concluir uma jogada com ‘régua e esquadro’, logo no primeiro minuto após o reatamento, e Borevkovic cabeceou para o fundo das redes na pequena área, após canto de Tiago Silva (51).

Com dois golos de desvantagem, o Zrinjski foi ‘outra’ equipa, a pegar na bola, a aproveitar a sua capacidade física para ‘empurrar’ os vitorianos para a sua área e a beneficiar de alguns cantos na origem do cabeceamento de Barisic por cima, aos 58, e do remate de Kis para defesa de Bruno Varela, o seu lance mais perigoso no desafio, aos 63.

Os minhotos ‘travaram’ a reação da formação da Bósnia-Herzegovina a partir dos 69 minutos, altura em que Rui Borges fez entrar Samu, Chuchu Ramírez e João Mendes, médio que ameaçou a baliza adversária aos 80 minutos, antes de marcar o golo que dá mais ‘tranquilidade’ para os vimaranenses encararem a segunda mão, em Mostar.

Numa fase em que os vimaranenses estavam de novo ‘encostados’ à área contrária, o jogador que voltou recentemente à competição após lesão, aproveitou um passe do recém-entrado Miguel Maga para elevar a bola sobre Maric, numa posição com ângulo reduzido.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Zrinjski Mostar, 3-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores

1-0, Ricardo Mangas, 46 minutos.

2-0, Borevkovic, 51.

3-0, João Mendes, 88.

Equipas

– Vitória SC: Bruno Varela, Alberto Costa (Miguel Maga, 75), Jorge Fernandes, Borevkovic, João Miguel Mendes, Tomás Händel, Tiago Silva, Nuno Santos (Samu, 69), Kaio César (Telmo Arcanjo, 60), Ricardo Mangas (João Mendes, 69) e Nélson Oliveira (Chucho Ramírez, 69).

(Suplentes: Charles, Miguel Maga, Mikel Villanueva, Tomás Ribeiro, Manu Silva, Zé Carlos, Marco Cruz, Samu, João Mendes, Telmo Arcanjo, José Bica e Chucho Ramírez).

Treinador: Rui Borges.

– Zrinjski Mostar: Maric, Memija, Barisic, Sunjic, Ticinovic (Mamic, 74), Savic (Milnar, 46), Ivancic, Posavec (Kis, 38), Cuze, Malekinusic (Prskalo, 90) e Mulahusejnovic (Topic, 90).

(Suplentes: Sefo, Jakovljevic, Mamic, Milnar, Ramic, Kozina, Topic, Abdurahimi, Camber, Kis, Rusevic e Prskalo).

Treinador: Mario Ivankovic.

Árbitro: Vassilis Fotias (Grécia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Borevkovic (12), Savic (23), Ricardo Mangas (37), Nuno Santos (41) e Barisic (67).

Assistência: 16.007 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x