O defesa Tony Strata vai reforçar o Vitória SC até junho de 2029, proveniente dos franceses do Ajaccio, informou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol, em comunicado emitido no site oficial.
“O setor defensivo da equipa principal de futebol do Vitória Sport Clube passa a contar com Tony Strata como opção elegível. Livre de compromissos, o lateral direito de 20 anos assinou um contrato válido por quatro épocas (até 2029) e deverá juntar-se ao grupo às ordens do técnico Luís Pinto já no treino desta quinta-feira”, lê-se.
O jogador franco-romeno, de 20 anos, reforçou os vimaranenses numa transferência a ‘custo zero’, após a liquidação do clube da ilha da Córsega, com uma dívida de cerca de 13,5 milhões de euros, declarada pelo Tribunal Comercial de Ajaccio, em 20 de agosto.
Natural de Marselha, o lateral concluiu a formação no Ajaccio e estreou-se pela equipa principal com 18 anos, no final da época 2022/23, que terminou com a descida do primeiro para o segundo escalão gaulês, fruto da 18.ª posição entre 20 equipas na Ligue 1.
Internacional sub-21 romeno em cinco ocasiões, o defesa cumpriu 19 jogos oficiais em 2023/24, época em que o Ajaccio foi 15.º classificado no patamar secundário, e 28 desafios, com um golo e duas assistências, em 2024/25, temporada em que os corsos desceram administrativamente, apesar do 12.º lugar.
Tony Strata é a 11.ª contratação do Vitória no ‘mercado de verão’, a par do guarda-redes Juan Castillo, dos defesas Miguel Nóbrega, Thiago Balieiro, Paulo Vítor, Rodrigo Abascal e Lebedenko, do médio Mitrovic e dos avançados Fabio Blanco, Oumar Camara e Alioune Ndoye.