Seguir o O MINHO

Futebol

Vitória SC é dos clubes “mais prejudicados” pela ausência de adeptos

Considera o presidente do clube, Miguel Pinto Lisboa

em

Foto: DR / Arquivo

O presidente do Vitória SC, Miguel Pinto Lisboa, frisou hoje que o clube é dos “mais prejudicados” na I Liga portuguesa de futebol pela ausência de adeptos nos estádios, devido à pandemia de covid-19.


“Um clube como o Vitória, que é dos que têm maior assistência [habitualmente o quarto maior número] e maior relação com os adeptos, será dos principais prejudicados pela ausência de adeptos no estádio”, disse Pinto Lisboa, à margem da apresentação de uma parceria com instituições de solidariedade social de Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques.

Para o dirigente, o emblema minhoto tem sido alvo de um “tratamento idêntico” ao dos outros clubes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional durante a pandemia, mas o “futebol enquanto fenómeno” tem sido “discriminado negativamente” face a “outras atividades”.

Miguel Pinto Lisboa defendeu que o regresso do público aos estádios deve ser ponderado, mas não agora, face à “situação epidemiológica complicada” – Guimarães é o quarto concelho do país com maior incidência relativa ao novo coronavírus, com 2.343 contágios por 100 mil habitantes, segundo a atualização de segunda-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS).

“Não é o momento para discutirmos se os jogos devem ter público ou não. Logo que possível, deve-se analisar a situação do público, não só pela componente financeira, que é importante, mas também pela emocional, ligada à relação entre clube e associados, que é decisiva”, explicou.

Nos próximos três desafios da I Liga, frente a Tondela, na sexta-feira, para a oitava jornada, Portimonense e Santa Clara, a equipa de Guimarães vai promover três instituições de solidariedade social da cidade na parte frontal das camisolas: a Cercigui, a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães e a Casa da Criança, respetivamente.

No âmbito da parceria, as camisolas utilizadas pelos jogadores serão leiloadas, com os proveitos a reverterem para essas entidades.

Miguel Pinto Lisboa realçou que o projeto Vitória Solidário é uma forma de “retribuir” o que a “sociedade vimaranense dá ao clube”, tendo prometido outras iniciativas desse cariz durante a quadra natalícia.

Anúncio

Futebol

Sporting empata em casa com o Rio Ave

I Liga

Foto: Twitter

O Sporting empatou hoje 1-1 na receção ao Rio Ave, na abertura da 14.ª jornada da I Liga de futebol, e lidera o campeonato com 36 pontos, mais cinco que FC Porto e Benfica, que se defrontam esta noite.

No estádio José Alvalade, o Sporting adiantou-se no marcador aos 42 minutos, com um golo de Pedro Gonçalves, o seu 12.º na competição, mas o Rio Ave chegou ao empate aos 61, através de Gelson Dala, antigo jogador dos ‘leões’.

Com este empate, o Sporting lidera o campeonato com 36 pontos e vai aguardar pelo resultado do ‘clássico’ de hoje entre FC Porto e Benfica para saber qual a vantagem que vai ter sobre os seus rivais na prova, enquanto o Rio Ave está em oitavo, com 15 pontos.

Continuar a ler

Futebol

Vitória com quatro regressos para duelo com Farense após casos de covid-19

I Liga

Foto: Facebook VSC

O médio Janvier e os avançados Rochinha, Bruno Duarte e Oscar Estupiñán são opções do Vitória SC para a receção ao Farense, da 14.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, depois de infetados pelo novo coronavírus.

Os futebolistas integram a lista de 22 convocados para o duelo de sábado com os algarvios, hoje divulgada no sítio oficial vitoriano, depois de terem realizado testes positivos em 01 de janeiro, na véspera do encontro da 12.ª jornada com o Nacional, adiado para 21 de janeiro face ao surto ocorrido nos minhotos.

Os quatro jogadores, regularmente utilizados na equipa treinada por João Henriques a titulares ou a partir do banco de suplentes, estiveram isolados, falharam o encontro de sábado com o Moreirense (2-2), relativo à 13.ª jornada, e regressaram aos treinos na segunda-feira, após os resultados negativos em novos testes.

Os outros dois elementos do plantel infetados nesse surto, os médios Dénis Poha e Joseph, que já estava lesionado, apresentaram resultados negativos, mas continuam ausentes das opções.

O lateral-esquerdo Jonas Carls e o médio Luís Esteves, oriundo da equipa B do Vitória, deixaram os convocados após terem estado no banco de suplentes frente ao Moreirense, tal como o avançado Lyle Foster, que foi autorizado a sair do país devido à morte de um familiar.

Já os defesas Sílvio e Mascarenhas e os médios Mikel Agu e Jacob Maddox continuam de fora dos relvados, lesionados.

O encontro entre o Vitória, sexto classificado, com 20 pontos, e o Farense, 13.º, com 12, está agendado para as 18:00 de sábado, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

A lista de 22 convocados

Guarda-redes: Bruno Varela, Matous Trmal e Jhonatan.

Defesas: Zié Ouattara, Sacko, Abdul Mumin, Jorge Fernandes, Suliman e Gideon Mensah.

Médios: Wakaso, Pepelu, Miguel Luís, André André, Janvier e André Almeida.

Avançados: Marcus Edwards, Rochinha, Ricardo Quaresma, Rúben Lameiras, Noah Holm, Bruno Duarte e Oscar Estupiñán.

Continuar a ler

Futebol

Gil Vicente rescinde com Tim Hall e Renan Oliveira

Mercado de transferências

Foto: DR

O defesa Tim Hall e o avançado Renan Oliveira rescindiram os contratos que os ligavam ao Gil Vicente, informou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol, no sítio oficial.

“O Gil Vicente informa que chegou a acordo com os jogadores Tim Hall e Renan Oliveira para a rescisão do vínculo contratual entre as partes. Aos jogadores desejamos as maiores felicidades”, lê-se na nota publicada.

O emblema de Barcelos esclareceu ainda que a rescisão com o ponta de lança brasileiro, emprestado no início da época pelos ucranianos do Vorskla Poltava e agora devolvido, foi amigável, numa mensagem divulgada através da rede social Facebook.

Contratado por empréstimo no início desta época, ao Vorskla Poltava, da I Liga ucraniana, Renan Oliveira, de 23 anos, cumpriu 399 minutos em 12 jogos oficiais pelos minhotos, tendo marcado um golo no triunfo por 3-0 sobre a União de Leiria, em jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal, realizado em dezembro.

Quanto a Tim Hall, internacional luxemburguês de 23 anos, os ‘galos’ não esclareceram a modalidade de rescisão de contrato.

Oriundo do Karpaty Lviv, emblema que disputou a I Liga ucraniana em 2019/20, o defesa-central assinou com o Gil Vicente um contrato válido por duas épocas, até junho de 2022, e participou em dois jogos oficiais, em dezembro, frente ao Benfica, para a 10.ª jornada da I Liga (derrota por 2-0), e à União de Leiria, para a Taça de Portugal.

A equipa treinada por Ricardo Soares contabiliza agora três saídas na janela de transferências em curso, após ter devolvido o guarda-redes Daniel Fuzato à Roma, clube italiano que o emprestara no início da presente época.

Continuar a ler

Populares