Futebol
Vitória SC é dos clubes “mais prejudicados” pela ausência de adeptos
Considera o presidente do clube, Miguel Pinto Lisboa
em

O presidente do Vitória SC, Miguel Pinto Lisboa, frisou hoje que o clube é dos “mais prejudicados” na I Liga portuguesa de futebol pela ausência de adeptos nos estádios, devido à pandemia de covid-19.
“Um clube como o Vitória, que é dos que têm maior assistência [habitualmente o quarto maior número] e maior relação com os adeptos, será dos principais prejudicados pela ausência de adeptos no estádio”, disse Pinto Lisboa, à margem da apresentação de uma parceria com instituições de solidariedade social de Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques.
Para o dirigente, o emblema minhoto tem sido alvo de um “tratamento idêntico” ao dos outros clubes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional durante a pandemia, mas o “futebol enquanto fenómeno” tem sido “discriminado negativamente” face a “outras atividades”.
Miguel Pinto Lisboa defendeu que o regresso do público aos estádios deve ser ponderado, mas não agora, face à “situação epidemiológica complicada” – Guimarães é o quarto concelho do país com maior incidência relativa ao novo coronavírus, com 2.343 contágios por 100 mil habitantes, segundo a atualização de segunda-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS).
“Não é o momento para discutirmos se os jogos devem ter público ou não. Logo que possível, deve-se analisar a situação do público, não só pela componente financeira, que é importante, mas também pela emocional, ligada à relação entre clube e associados, que é decisiva”, explicou.
Nos próximos três desafios da I Liga, frente a Tondela, na sexta-feira, para a oitava jornada, Portimonense e Santa Clara, a equipa de Guimarães vai promover três instituições de solidariedade social da cidade na parte frontal das camisolas: a Cercigui, a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães e a Casa da Criança, respetivamente.
No âmbito da parceria, as camisolas utilizadas pelos jogadores serão leiloadas, com os proveitos a reverterem para essas entidades.
Miguel Pinto Lisboa realçou que o projeto Vitória Solidário é uma forma de “retribuir” o que a “sociedade vimaranense dá ao clube”, tendo prometido outras iniciativas desse cariz durante a quadra natalícia.

Leia Também
Câmara distribui testes antigénio pelos lares de Vizela
DGS considera “prematuro” encarar a doença covid-19 como crónica
Sporting empata em casa com o Rio Ave
Centenas de novos casos no Alto Minho. Ponte de Lima (+117) e Viana (+100) continuam a ‘galopar’
Marcelo admite que este novo confinamento dure até março
Vitória com quatro regressos para duelo com Farense após casos de covid-19
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

O Sporting empatou hoje 1-1 na receção ao Rio Ave, na abertura da 14.ª jornada da I Liga de futebol, e lidera o campeonato com 36 pontos, mais cinco que FC Porto e Benfica, que se defrontam esta noite.
No estádio José Alvalade, o Sporting adiantou-se no marcador aos 42 minutos, com um golo de Pedro Gonçalves, o seu 12.º na competição, mas o Rio Ave chegou ao empate aos 61, através de Gelson Dala, antigo jogador dos ‘leões’.
Com este empate, o Sporting lidera o campeonato com 36 pontos e vai aguardar pelo resultado do ‘clássico’ de hoje entre FC Porto e Benfica para saber qual a vantagem que vai ter sobre os seus rivais na prova, enquanto o Rio Ave está em oitavo, com 15 pontos.

O médio Janvier e os avançados Rochinha, Bruno Duarte e Oscar Estupiñán são opções do Vitória SC para a receção ao Farense, da 14.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, depois de infetados pelo novo coronavírus.
Os futebolistas integram a lista de 22 convocados para o duelo de sábado com os algarvios, hoje divulgada no sítio oficial vitoriano, depois de terem realizado testes positivos em 01 de janeiro, na véspera do encontro da 12.ª jornada com o Nacional, adiado para 21 de janeiro face ao surto ocorrido nos minhotos.
Os quatro jogadores, regularmente utilizados na equipa treinada por João Henriques a titulares ou a partir do banco de suplentes, estiveram isolados, falharam o encontro de sábado com o Moreirense (2-2), relativo à 13.ª jornada, e regressaram aos treinos na segunda-feira, após os resultados negativos em novos testes.
Os outros dois elementos do plantel infetados nesse surto, os médios Dénis Poha e Joseph, que já estava lesionado, apresentaram resultados negativos, mas continuam ausentes das opções.
O lateral-esquerdo Jonas Carls e o médio Luís Esteves, oriundo da equipa B do Vitória, deixaram os convocados após terem estado no banco de suplentes frente ao Moreirense, tal como o avançado Lyle Foster, que foi autorizado a sair do país devido à morte de um familiar.
Já os defesas Sílvio e Mascarenhas e os médios Mikel Agu e Jacob Maddox continuam de fora dos relvados, lesionados.
O encontro entre o Vitória, sexto classificado, com 20 pontos, e o Farense, 13.º, com 12, está agendado para as 18:00 de sábado, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.
A lista de 22 convocados
Guarda-redes: Bruno Varela, Matous Trmal e Jhonatan.
Defesas: Zié Ouattara, Sacko, Abdul Mumin, Jorge Fernandes, Suliman e Gideon Mensah.
Médios: Wakaso, Pepelu, Miguel Luís, André André, Janvier e André Almeida.
Avançados: Marcus Edwards, Rochinha, Ricardo Quaresma, Rúben Lameiras, Noah Holm, Bruno Duarte e Oscar Estupiñán.

O defesa Tim Hall e o avançado Renan Oliveira rescindiram os contratos que os ligavam ao Gil Vicente, informou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol, no sítio oficial.
“O Gil Vicente informa que chegou a acordo com os jogadores Tim Hall e Renan Oliveira para a rescisão do vínculo contratual entre as partes. Aos jogadores desejamos as maiores felicidades”, lê-se na nota publicada.
O emblema de Barcelos esclareceu ainda que a rescisão com o ponta de lança brasileiro, emprestado no início da época pelos ucranianos do Vorskla Poltava e agora devolvido, foi amigável, numa mensagem divulgada através da rede social Facebook.
Contratado por empréstimo no início desta época, ao Vorskla Poltava, da I Liga ucraniana, Renan Oliveira, de 23 anos, cumpriu 399 minutos em 12 jogos oficiais pelos minhotos, tendo marcado um golo no triunfo por 3-0 sobre a União de Leiria, em jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal, realizado em dezembro.
Quanto a Tim Hall, internacional luxemburguês de 23 anos, os ‘galos’ não esclareceram a modalidade de rescisão de contrato.
Oriundo do Karpaty Lviv, emblema que disputou a I Liga ucraniana em 2019/20, o defesa-central assinou com o Gil Vicente um contrato válido por duas épocas, até junho de 2022, e participou em dois jogos oficiais, em dezembro, frente ao Benfica, para a 10.ª jornada da I Liga (derrota por 2-0), e à União de Leiria, para a Taça de Portugal.
A equipa treinada por Ricardo Soares contabiliza agora três saídas na janela de transferências em curso, após ter devolvido o guarda-redes Daniel Fuzato à Roma, clube italiano que o emprestara no início da presente época.
Reportagens da Semana


Comércio de Braga prepara novo confinamento à espera de melhores dias
Lojistas esperam retoma ainda em 2021, mas aquém de anos anteriores


Agregação contestada em pelo menos 19 uniões de freguesia do Minho
Apúlia e Fão já preparam separação à 'boleia' da nova lei


Braga: Burlas em rede de ‘assessoria à imigração’. Intermediária implica SEF
Reportagem