Vitória perde com o campeão nacional e já não ganha há oito jogos

I Liga
Vitória perde com o campeão nacional e já não ganha há oito jogos

O Vitória perdeu hoje em casa, por 1-0, frente ao FC Porto, em jogo a contar para a 17.ª jornada da Liga portuguesa de futebol. João Mário, aos 45+2, fez o único golo da partida.

Na sequência de uma insistência ofensiva dos ‘dragões’, o lateral direito aproveitou a escorregadela de Afonso Freitas para ganhar espaço no interior da área vitoriana e desferir um remate cruzado indefensável para o guarda-redes Bruno Varela, que sentenciou a vitória ‘azul e branca’.

Os ‘dragões’ fecharam a primeira volta no terceiro lugar, com 39 pontos, a cinco do líder Benfica e a um do vice-líder SC Braga, conjuntos que também venceram hoje, enquanto os minhotos atravessam uma série de oito partidas sem vitórias e ocupam a sétima posição, com 24.

Com Pepe de volta ao eixo da defesa após ter alinhado pela última vez de início no triunfo sobre o Bayer Leverkusen (2-0), para a Liga dos Campeões, em 04 de outubro, e Stephen Eustáquio de regresso à titularidade no meio-campo, algo que não acontecia desde 12 de novembro, no triunfo sobre o Boavista (4-1), o FC Porto teve mais bola na primeira parte, mas com dificuldades para atirar à baliza.

A equipa treinada por Sérgio Conceição tentou desequilibrar a retaguarda vimaranense através de ataques rápidos ou de bolas em profundidade para Toni Martínez ou Taremi, com Otávio a intervir quase sempre nos lances, mas raramente o conseguiu.

Com André Amaro, Afonso Freitas e Mikey Johnston de regresso à titularidade, a formação de Guimarães ‘apostou’ com frequência no jogo direto assim que ganhava a bola e protagonizou o primeiro remate com algum perigo, de Jota Silva, aos 16 minutos, antes de os portistas responderem por Wendell num remate cruzado ao lado, aos 19.

As equipas continuaram a anular-se uma à outra enquanto a primeira parte avançou, com Mikel a desperdiçar a ocasião mais clara para os vitorianos, ao minuto 37, antes de João Mário se revelar mais eficaz nos últimos segundos da primeira metade, ao rodar o corpo para um remate cruzado ao ângulo inferior direito, a ‘colorir’ o ‘marcador’.

Em desvantagem, a equipa de Guimarães discutiu o jogo na segunda parte, mantendo-se fiel aos processos defensivos e ofensivos que apresentara na primeira parte, mas as ameaças à baliza de Diogo Costa continuaram raras, em parte porque o último passe nos ataques mais rápidos falhou quase sempre.

Com mais espaço, os ‘dragões’ fletiram o jogo ofensivo para a esquerda, com o intuito de aproveitar a velocidade de Galeno, jogador que entrou várias vezes na área e que exigiu a marcação de dois adversários com frequência.

Apesar desta nuance ofensiva, o FC Porto só esteve por duas vezes muito perto de ampliar a vantagem, num remate em arco de Taremi por cima, aos 62 minutos, e noutro de Pepê, a rasar a barra, aos 72.

Nos 10 minutos finais, o Vitória acentuou o esforço em busca do empate e criou perigo num remate de Safira, aos 86 minutos, bem como num lance confuso no último minuto, que Mikel foi incapaz de desviar para o fundo das redes.

Ficha de Jogo

Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – FC Porto, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, João Mário, 45+2 minutos.

Equipas:

– Vitória SC: Bruno Varela, Jorge Fernandes (Ibrahima Bamba, 52), André Amaro, Mikel Villanueva, Miguel Maga, Dani Silva, Janvier (Gonçalo Nogueira, 77), Johnston (Nélson da Luz, 67), Afonso Freitas, Jota Silva (Safira, 77) e André Silva.

(Suplentes: Celton Biai, Bruno Gaspar, Tounkara, Ibrahima Bamba, Hélder Sá, Matheus Índio, Gonçalo Nogueira, Nélson da Luz e Safira).

Treinador: Moreno.

– FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Marcano, Wendell, Mateus Uribe, Stephen Eustáquio (Grujic, 85), Otávio, Galeno, Taremi (Namaso, 90+2) e Toni Martinez (Pepê, 59).

(Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Rodrigo Conceição, Grujic, Pepê, André Franco, Veron, Namaso e Gonçalo Borges).

Treinador: Sérgio Conceição.

Árbitro: Luís Godinho (Évora).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Janvier (17), Otávio (35), Pepe (41), Wendell (47), Jota Silva (57), Nélson da Luz (71), Marcano (81), Safira (87), André Amaro (90), Gonçalo Nogueira (90+2).

Assistência: 19.653 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Governo agirá em conformidade com estudo ambiental da mina de lítio de montalegre

Governo agirá em conformidade com estudo ambiental da mina de lítio de Montalegre

Próximo Artigo
Pcp critica “política de direita” que insiste em "berraria" enquanto desinveste no estado

PCP critica “política de direita” que insiste em "berraria" enquanto desinveste no Estado

Artigos Relacionados