Seguir o O MINHO

Desporto

Vitória, Moreirense, Famalicão e Gil Vicente recebem 124 mil euros da UEFA

em

Cada clube das ligas profissionais de futebol que em 2015/16 não participou nas fases de grupos das competições europeias vai receber 124 mil euros do fundo de solidariedade da UEFA.


Fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse quarta-feira que o valor total remetido à Liga de clubes para distribuir por 33 emblemas ascende a 4,1 milhões de euros.

A verba representa mais de o triplo do valor pago na anterior época (2014/15), com a UEFA a destinar então 1.338,551 euros para os clubes, comparativamente aos 4.119,950 euros de agora, o que significa um acréscimo de 207%.

Este fundo de solidariedade da UEFA, destinado ao investimento na formação dos clubes, é proveniente das receitas das Ligas dos Campeões e Liga Europa, as duas competições de clubes do organismo que gere o futebol europeu.

Entre os clubes que irão receber a verba estão 14 equipas da I Liga — nas quais não se incluem os ‘europeus’ Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga — e 19 equipas da II Liga, com exceção das equipas B.

Nas contas da I Liga de 2015/16 entram Boavista, Tondela, Nacional, Estoril-Praia, Paços de Ferreira, Arouca, Marítimo, Moreirense, Belenenses, Rio Ave, Vitória de Setúbal, Vitória, União da Madeira e Académica.

Da II Liga da época passada irão receber a verba Chaves, Feirense, Académico de Viseu, Atlético, Desportivo das Aves, Oriental, Penafiel, Gil Vicente, Leixões, Portimonense, Santa Clara, Freamunde, Sporting da Covilhã, Farense, Olhanense, Oliveirense, Famalicão, Mafra e Varzim.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Desporto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Futebol

Sporting vence Aberdeen e está na próxima fase da Liga Europa

Liga Europa

em

Foto: DR

O Sporting venceu hoje os escoceses do Aberdeen por 1-0, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, com o golo de Tiago Tomás a garantir o apuramento para a próxima fase.

No primeiro jogo oficial da nova época, numa altura em que os ‘leões’ têm nove jogadores e o treinador Rúben Amorim infetados com covid-19, o jovem avançado Tiago Tomás marcou o único golo do jogo logo aos sete minutos.

Com a vitória de hoje no estádio José Alvalade, o Sporting apurou-se para o ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga Europa, defrontando agora os austríacos do LASK, que venceram hoje o Dunajska Streda por 7-0.

Continuar a ler

Futebol

Gil Vicente com mais 12 elementos recuperados da covid-19

Covid-19

em

Foto: DR

O Gil Vicente, da I Liga portuguesa de futebol, conta com mais 12 elementos recuperados da covid-19, entre jogadores e membros da estrutura minhota, após os testes realizados hoje, adiantou à Lusa fonte oficial do clube de Barcelos.

O número de pessoas curadas da infeção pelo novo coronavírus no seio dos ‘galos’ subiu para 14, depois das recuperações do treinador principal Rui Almeida e do treinador de guarda-redes Miguel Matos, confirmadas na quarta-feira.

O Gil Vicente registou 18 casos positivos entre 11 e 13 de setembro, pelo que ainda existem quatro pessoas dadas como infetadas: uma ligada ao plantel, que, segundo a fonte do clube, vai “realizar um novo teste para se verificar o processo de cura”, e três alheias ao futebol profissional gilista.

Na sequência dos casos detetados, a equipa barcelense recebeu ordem das autoridades de saúde para cumprir quarentena obrigatória, com os jogadores a treinarem individualmente, a partir de casa, e espera ainda ‘luz verde’ para o regresso aos treinos coletivos, no relvado.

O emblema minhoto já adiantou, porém, que a receção ao Portimonense, relativa à segunda jornada do campeonato e agendada para as 16:00 de domingo, “não está em risco” de não se realizar.

O embate com a turma de Portimão pode marcar a estreia dos ‘galos’ na edição 2020/21 da I Liga, depois do encontro da primeira ronda, com o Sporting, em Lisboa, previsto para o passado sábado, ter sido adiado para a semana entre 12 e 16 de outubro.

O jogo entre Sporting e Gil Vicente, duas equipas com casos confirmados de covid-19, foi o primeiro do principal campeonato português a ser adiado, depois das autoridades de saúde terem decidido “não estarem reunidas as condições necessárias” para a sua realização.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 978.448 mortos e quase 32 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.931 pessoas dos 71.156 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Continuar a ler

Futebol

Rio Ave vence Besiktas nos penáltis e segue em frente na competição

Liga Europa

em

Foto: Twitter

O Rio Ave venceu hoje os turcos do Besiktas no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, seguindo em frente na competição.

Em Istambul, a equipa turca adiantou-se no marcador aos 15 minutos, com um golo do avançado Guven Yalcin, com o Rio Ave a conseguir chegar ao empate aos 85 minutos, por intermédio de Bruno Moreira.

No prolongamento o resultado não se alterou e o jogo acabou por ser decidido nas grandes penalidades, com o Rio Ave a marcar quatro penalidades, não desperdiçando nenhuma, ao contrário do Besiktas, que falhou dois castigos máximos.

Na próxima fase, o ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga Europa, o Rio Ave vai defrontar o vencedor do jogo entre o AC Milan e o Bodo/Glimt.

Continuar a ler

Populares