Seguir o O MINHO

Desporto

Vitória junta-se a FC Porto, Benfica e Sporting na direção da Liga

em

Vitória e Rio Ave são os dois emblemas que, juntamente com FC Porto, Benfica e Sporting, vão representar os clubes da I Liga na direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).


Segundo fonte da direção da LPFP, os dois clubes foram nomeados pelos três ‘grandes’ e, na quinta-feira, vão tomar posse juntamente com os restantes membros, nas instalações da Liga de clubes.

Da II Liga foram nomeados pelos representantes dos clubes desse escalão a Oliveirense, o Freamunde e Portimonense.

Após a alteração dos estatutos da LPFP, antes da eleição de Pedro Proença para a presidência do organismo, ficou definido que os clubes passariam a ter um papel ativo nas decisões da Liga, tendo para isso representantes da direção.

A LPFP é presidida, desde o final de julho, por Pedro Proença, que venceu as eleições com 32 votos, contra 23 do seu antecessor, Luís Duque.

 

Anúncio

Futebol

Vitória ‘pesca’ central ganês na Dinamarca

Mercado de transferências

em

Foto;: Divulgação / Vitória SC

O defesa central Abdul Mumin, de 22 anos, reforçou o Vitória SC, da I Liga portuguesa de futebol, tendo assinado um contrato válido até ao final da época 2023/24, informou hoje o emblema minhoto, no sítio oficial.

Segundo a nota publicada, o clube vimaranense garantiu 75% dos direitos económicos do jogador ganês, que esteve vinculado ao Nordsjaelland, da I Liga dinamarquesa, nas últimas quatro temporadas.

O defesa ganês estreou-se no principal campeonato da Dinamarca na época 2016/17, com 18 anos, e esteve emprestado ao HB Koge, do segundo escalão dinamarquês, na época 2017/18, antes de se afirmar na equipa principal do Nordsjaelland nos dois anos seguintes – realizou 15 jogos oficiais em 2018/19 e 26 em 2019/20, com um golo marcado.

Abdul Mumin é o terceiro central contratado para a equipa treinada por Tiago Mendes, depois de Yann Aurel Bisseck, por empréstimo do Colónia (Alemanha), e de Jorge Fernandes, que pertencia ao FC Porto e representou, na temporada anterior, o Kasimpasa (Turquia).

Continuar a ler

Motores

Miguel Oliveira parte do 11.º lugar para o GP da Áustria de MotoGP

Motores

em

Foto: DR / Arquivo

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) parte no domingo do 11.º lugar da grelha de partida para o Grande Prémio da Áustria de MotoGP, que se realiza no Red Bull Ring, em Spielberg.

O português da equipa Tech3, que conseguiu a qualificação direta para a Q2 ao ser o sétimo mais rápido nos terceiros treinos livres, gastou 1.23,939 minutos para completar a sua volta mais rápida, ficando a 489 milésimos de segundo do mais rápido, o espanhol Maverick Viñales (Yamaha).

O GP da Áustria de MotoGP é a quarta prova da temporada. O piloto de Almada ocupa, atualmente, o 12.º lugar do campeonato, com 18 pontos.

Continuar a ler

Futebol

Guimarães de luto por Basílio. Antigo craque do Vitória não resistiu a um cancro

Óbito

em

Foto: DR / Arquivo

Basílio Marques, futebolista nas décadas de 80 e de 90, sobretudo no Vitória SC, e treinador entre 2004 e 2019, morreu hoje, aos 54 anos, por doença oncológica, confirmou fonte da família à Lusa.

Natural de Guimarães, o antigo lateral estreou-se pela equipa principal do Vitória na época 1986/87 e cumpriu 201 jogos oficiais até ao final da temporada 1996/97, tendo participado na conquista da Supertaça de 1988, prova em que os minhotos bateram o FC Porto – triunfo por 2-0 em Guimarães e empate (0-0) no Porto.

O defesa continuou na I Liga nas duas épocas seguintes, tendo cumprido 46 partidas oficiais pelo Campomaiorense, e finalizou a carreira na temporada 1999/00, ao realizar 24 jogos pelo Famalicão, então na II Divisão B (terceiro escalão do futebol nacional).

Basílio Marques foi treinador adjunto do Vitória de Guimarães entre 2004/05 e 2011/12, época em que teve de orientar a equipa num só jogo, após a saída de Manuel Machado – derrota na receção ao Beira-Mar (3-0).

O treinador continuou como adjunto de Manuel Machado no Aris de Salónica, da Grécia (2011/12), no Nacional (2012/13 a 2016/17) e no Moreirense (2017/18), antes de assumir o cargo de treinador principal no Caçadores das Taipas, do principal campeonato da Associação de Futebol de Braga, em 2018/19.

A missa fúnebre está marcada para as 09:30 de domingo, na igreja de São Pedro de Azurém, em Guimarães.

Continuar a ler

Populares