O Vitória SC venceu hoje o Santa Clara por 3-1 nos Açores, a contar para a 23.ª jornada da I Liga de futebol, num jogo em que os açorianos não tiveram argumentos para contrariar a superioridade dos vimanarenses.
Safira (aos 22 e 30) e André Silva (aos 44) fizeram os golos dos forasteiros, enquanto Rildo Filho reduziu para a equipa da casa aos 64, numa partida marcada pela estreia de Danildo Accioly como treinador interino do Santa Clara, após a demissão de Jorge Simão.
O jogo ficou praticamente decidido na primeira parte, com os três golos sem resposta do Vitória, uma eficácia que devastou animicamente o Santa Clara.
Os açorianos até entraram melhor na partida, a pressionar alto, a assumir a posse de bola e a criar lances de perigo junto da baliza adversária.
Com o passar dos minutos, a partida ficou mais equilibrada, com as duas equipas a lutar pelo domínio da bola.
O Vitória, contudo, foi sempre mais eficaz e criterioso na definição dos lances.
Aos 22 minutos, após um cruzamento de Afonso Freitas na esquerda, Safira aproveitou as fragilidades dos centrais do Santa Clara para inaugurar o marcador.
A passividade da defesa dos insulares foi o ‘tendão de Aquiles’ da equipa, devidamente aproveitada pelo conjunto vimaranense, que nem precisou de impor muita intensidade para chegar com perigo à baliza de Gabriel.
Se aos 29 minutos Gabriel ainda evitou o golo a Jota Silva com uma grande defesa, um minuto depois o guarda-redes brasileiro do Santa Clara foi impotente para negar o segundo golo do Vitória.
Foi mais uma vez Safira quem marcou, desta de vez de cabeça, superiorizando-se aos defesas adversários. Já leva cinco golos nos últimos seis jogos.
A desvantagem de dois golos abalou a equipa da casa e o clube da cidade berço ainda conseguiu construir uma vantagem mais folgada antes do intervalo.
Aos 44 minutos, um remate de fora da área de André Silva bateu em Boateng e enganou Gabriel Batista, que ficou ‘colado’ ao chão ao ver a bola a chegar ao fundo das redes para terceira vez.
Durante a segunda parte, o jogo foi disputado a um ritmo baixo, com o Vitória a gerir as instâncias da partida, perante um Santa Clara incapaz de reverter o rumo do jogo.
Aos 64 minutos, Rildo Filho, através de uma jogada individual, driblou a defesa adversária e rematou de forma certeira para o primeiro golo dos açorianos no encontro.
Até ao final do encontro, o Santa Clara procurou subir no terreno e ameaçar a baliza contrária sobretudo através da meia distância, mas a defesa do Vitória manteve a organização, guardando a vantagem de dois golos até ao final.
Ficha de Jogo
Jogo disputado no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Santa Clara – Vitória SC, 1-3.
Ao intervalo: 0-3.
Marcadores:
0-1, Safira, 22 minutos.
0-2, Safira, 30 minutos.
0-3, André Silva, 44 minutos.
1-3, Rildo Filho, 64 minutos.
Equipas:
– Santa Clara: Gabriel Batista, Quintilla (MT, 80), Ítalo, Boateng, Nanu, Kento Misao, Adriano, Bruno Almeida (Bobsin, 62), Gabriel Silva (Costinha, 62), Ricardinho (Rildo Filho, 42) e Tagawa (Walter Gonzalez, 62).
(Suplentes: Marcos Diaz, Jordão, Costinha, Diogo Calila, Paulo Henrique, Walter Gonzalez, MT, Rildo Filho e Bobsin).
Treinador: Danildo Accioly.
– Vitória de Guimarães: Rafa, Amaro, Ibrahima Bamba, Mikel, Dani Silva (Janvier, 66), André André (Matheus Índio, 90), Miguel Maga, Afonso, André Silva (Nelson da Luz, 79), Jota (Johntson, 79) e Safira (Anderson, 66).
(Suplentes: Gui, Nélson da Luz, Matheus Índio, Ryoya, Anderson, Bruno Gaspar, Tounkara, Johntson e Janvier).
Treinador: Moreno.
Árbitro: Manuel Mota (AF Braga).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Kento Misao (34), Costinha (90+1), Rafa (90+8) e Walter Gonzalez (90+9).
Assistência: 1.598 espetadores.