Futebol
Vitória ganha 3-0 na Letónia e tem na mão passaporte para o playoff da Liga Europa
Primeira-mão da 3.ª pré-eliminatória
em
O Vitória SC aproximou-se hoje do ‘play-off’ da Liga Europa de futebol, após um triunfo por 3-0 sobre o Ventspils, na Letónia, num jogo em que podia ter marcado mais golos, relativo à terceira pré-eliminatória.
Os golos de Davidson, aos 30 minutos, de Pepê, aos 50, e de Joseph, aos 80, materializaram um domínio total da equipa portuguesa em Riga, comprovado pelos 23 remates (11 à baliza) e apenas interrompido por uma mão cheia de disparos perigosos da equipa letã (fez 14, no total).
Apesar de ter ainda de receber o Ventspils na segunda mão, em Guimarães, na quarta-feira, a equipa treinada por Ivo Vieira deixou aberta a porta para o ‘play-off’, a última etapa antes da desejada fase de grupos, podendo enfrentar Steaua de Bucareste (Roménia) ou Mladá Boleslav (República Checa).
Depois de três triunfos em outros tantos jogos oficiais, o Vitória quis ganhar a batalha do meio-campo bem cedo para jogar em zonas adiantadas do terreno, mas o Ventspils, muito graças à velocidade de Tosin Aiyegun, na ala direita, conseguiu escapar à pressão nos primeiros 10 minutos e ameaçou o golo num livre de Kazacoks, aos sete.
Com Pepê e Al Musrati precisos no passe, a equipa portuguesa começou a instalar-se no meio-campo letão e a aproximar-se do golo, com Rochinha e Davidson especialmente desequilibradores nas faixas.
Alexandre Guedes rematou à barra aos 17 minutos, após passe de Rochinha, e Pepê quase inaugurou o marcador pouco depois, num remate em arco, ao lado (19), e num outro defendido por Vjaceslavs Kudrjavcevs (20).
Nessa fase, a equipa anfitriã já só chegava à baliza de Miguel Silva em remates de longe, e o golo vitoriano surgiu com naturalidade, num cabeceamento de cima para baixo de Davidson, indefensável, após livre de Rochinha.
Desfeito o ‘nulo’, a turma de Guimarães continuou adiantada em busca do segundo golo, que esteve perto de acontecer em tentativas de Rochinha e de Davidson, mas o Ventspils aproveitou melhor o espaço concedido pela equipa lusa no final da primeira parte, tendo ameaçado o golo por Tosin Aiyegun, aos 44 minutos.
A segunda metade abriu praticamente com o segundo golo português, num remate forte de Pepê, ainda fora da área, e a equipa letã tentou nova reação, tendo aproveitado alguma desconcentração defensiva do Vitória para acertar na barra, num ‘tiro’ de Ulimbasevs (55 minutos), e para obrigar Miguel Silva a uma defesa difícil, num remate de Osipov (69).
A formação minhota retomou o controlo total da partida nos 20 minutos finais, ampliou o resultado, por Joseph, num remate a concluir uma jogada de insistência ofensiva, e ‘cheirou’ a goleada em remates de Al Musrati e do recém-entrado João Carlos Teixeira.
Os vimaranenses somaram um inédito terceiro triunfo consecutivo em provas europeias e, na antecâmara da jornada inaugural da I Liga, no domingo, frente ao Rio Ave, têm um registo de nove golos marcados e nenhum sofrido, em quatro partidas oficiais.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio Daugava, em Riga.
Ventspils – Vitória SC, 0-3.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Davidson, 30 minutos.
0-2, Pepê, 50.
0-3, Joseph, 80.
Equipas:
– Ventspils: Vjaceslavs Kudrjavcevs, Jean Sony, Abdoul Mamah, Hélio Batista, Giorgi Mtchedlishvili (Raens Talbergs, 74), Guga Palavandishvili (Pavel Osipov, 65), Tosin Aiyegun, Lucas Villela, Jevgenijs Kazacoks, Mikhail Serhiichuk (Daniils Ulimbasevs, 54) e Kaspars Svarups.
(Suplentes: Ivans Baturins, Dmitrijs Litvinskis, Pavel Osipov, Daniils Ulimbasevs, Ingars Stuglis, Eduards Tidenbergs e Raens Talbergs).
Treinador: Dejan Vukicevic.
– Vitória SC: Miguel Silva, Sacko, Tapsoba, Pedro Henrique, Florent, Al Musrati, Pepê, Joseph, Rochinha (André Almeida, 74), Davidson e Alexandre Guedes (João Carlos Teixeira, 79).
(Suplentes: Douglas, Lucas Soares, Bondarenko, Rafa Soares, André Almeida, João Carlos Teixeira e João Pedro).
Treinador: Ivo Vieira.
Árbitro: Filip Glova (Eslováquia).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Guga Palavandishvili (15), Mikhail Serhiichuk (25), Abdoul Mamah (61) e Pepê (78).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.
Notícia atualizada às 20h41.
Leia Também
-
Tenta assaltar bomba em Guimarães com pistola de brincar e acaba detido
-
Homossexuais do Minho repudiam declarações da Sociedade Portuguesa de Virologia
-
Skoda Fabia de piloto de Guimarães arde durante o Rali de Portugal
-
Quaresma anuncia saída do Vitória: “Espero ajudar o clube a poupar um pouco”
-
Imparável, João Sousa volta a vencer e está na final do torneio de Genebra
-
SC Braga: O momento em que David Carmo soube que vai à Seleção