O Vitória SC vai-se estrear na edição 2024/25 da Liga Conferência Europa de futebol a jogar fora e não em casa, face a um dos regulamentos da UEFA em vigor, informou hoje o clube vimaranense, no sítio oficial.
Ao contrário do que o sorteio de quarta-feira ditou, o emblema minhoto começa a segunda pré-eliminatória com a visita ao Floriana, em Malta, ou ao Tre Penne, em San Marino, em 25 de julho, e cumpre o primeiro jogo oficial da época no Estádio D. Afonso Henriques na segunda mão, em 01 de agosto.
A troca de estádios resulta de um documento da UEFA a estipular que duas equipas da mesma cidade ou sediadas ou numa distância inferior a 50 quilómetros não podem jogar em casa no mesmo dia ou em dias consecutivos.
Sediado a pouco mais de 20 quilómetros do Vitória SC, o SC Braga começa a segunda pré-eliminatória da Liga Europa em 25 de julho, com a receção aos israelitas do Maccabi Petah Tikva, e disputa a segunda mão dessa ronda em Sófia, na Bulgária, em 01 de agosto.
O regulamento da UEFA determina que, em caso de haver um jogo para a Liga Europa e outro para a Liga Conferência Europa num raio de 50 quilómetros, o clube detentor de troféus ou com melhor classificação no seu campeonato mantém a condição de anfitrião.
Quartos classificados da I Liga portuguesa em 2023/24, os bracarenses vão disputar a primeira mão em casa, em conformidade com o sorteio de quarta-feira, enquanto os vitorianos, quintos nesse campeonato, veem a ordem da sua eliminatória invertida.
O Vitória SC vai competir pelo terceiro ano consecutivo na fase preliminar da Liga Conferência Europa, defrontando, em 25 de julho e 01 de agosto, o vencedor da primeira pré-eliminatória entre Floriana e Tre Penne, agendada para 11 e 18 de julho.