O Vitória SC voltou hoje a vencer os suíços do Zurique, em casa, por 2-0, depois do triunfo por 3-0 na Suíça, e confirmou a presença no play-off da Liga Conferência de futebol.
Depois do triunfo por 3-0 na Suíça, em jogo da primeira mão, carimbado com golos após o intervalo, a equipa treinada por Rui Borges foi de novo mais eficaz na segunda metade do desafio de hoje, realizado perante 21.196 espetadores no Estádio D. Afonso Henriques, cabendo a Manu Silva (58 minutos) e a Telmo Arcanjo (70) o papel de marcadores.
Protagonistas de um arranque de temporada ‘imaculado’, com cinco triunfos em cinco jogos oficiais e um registo de 11 golos marcados e nenhum sofrido, os vimaranenses melhoraram os desempenhos de 2022/23 e de 2023/24 e vão defrontar na ronda decisiva de acesso à fase de liga os bósnios do Zrinjski Mostar, que derrotaram hoje os búlgaros do Botev Plovdiv por 2-0, invertendo a desvantagem nessa eliminatória.
Disposto a reentrar na discussão da eliminatória, o conjunto suíço instalou-se no meio-campo vitoriano durante o primeiro quarto de hora, mas sem ocasiões frente a um oponente ‘autoritário’ nos momentos em que a bola se aproximava da sua área e pronto a contra-atacar.
Os vitorianos criaram a primeira oportunidade do desafio aos 17 minutos, num ataque rápido concluído com uma ‘emenda’ de João Miguel Mendes ao lado, e ameaçaram de novo o golo num cabeceamento de Nélson Oliveira, aos 26, e num remate de Nuno Santos, aos 38, tendo-se revelado a equipa mais perigosa até ao intervalo.
A segunda parte arrancou com o ‘disparo’ de Tiago Silva para defesa instintiva de Brecher, aos 47 minutos, e abrandou nos instantes seguintes, até à insistência de Kaio César para manter a bola no terreno de jogo originar o golo inaugural, selado com um remate em arco de fora da área, de primeira, de Manu Silva.
A rotação de jogadores no Vitória começou a partir daí, com Samu e Chucho Ramírez a entrarem logo de seguida ao golo, aos 62 minutos, pouco antes de entrarem em ação Zé Carlos e Telmo Arcanjo, o autor do tento que selou o resultado, na recarga a uma tentativa de Ramírez, avançado ainda à procura do primeiro golo pelos vitorianos.
Com a eliminatória praticamente fechada diante de um adversário com mais ‘transpiração’ do que ‘inspiração’, mais capaz a pressionar do que a criar espaços e ocasiões, os minhotos ameaçaram o terceiro golo por Ricardo Mangas, já depois da entrada de João Mendes, ao minuto 77, num regresso à competição após a lesão que o afastou dos relvados no passado mês de abril.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória SC – Zurique, 2-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores
1-0, Manu Silva, 58 minutos.
2-0, Telmo Arcanjo, 70.
Equipas
– Vitória SC: Bruno Varela, Bruno Gaspar, Jorge Fernandes, Borevkovic, João Miguel Mendes (Samu, 62), Manu Silva, Tiago Silva (Zé Carlos, 68), Nuno Santos (João Mendes, 77), Kaio César (Tiago Silva, 68), Ricardo Mangas e Nélson Oliveira (Chucho Ramírez, 62).
(Suplentes: Charles, Alberto Costa, Mikel Villanueva, Tomás Ribeiro, Tomás Händel, Zé Carlos, Marco Cruz, Samu, João Mendes, Telmo Arcanjo, José Bica e Chucho Ramírez).
Treinador: Rui Borges.
– Zurique: Brecher, Kamberi (Kryeziu, 78), Katic, Mariano Gómez, Wallner (Hodza, 59), Cheick Conde, Ifeanyi Matthew, Marchesano (Gouré, 68), Oko-Flex (Sabobo, 59), Chouiar (Di Gusto, 78) e Perea.
(Suplentes: Kostadinovic, Huber, Hodza, Kryeziu, Leidner, Tsawa, Monroe, Di Giusto, Afriyie, Gouré, Sabobo e Bajrami).
Treinador: Ricardo Moniz.
Árbitro: Oleksii Derevinskyi (Ucrânia).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Perea (04), Nélson Oliveira (21), Samu (65) e Kryeziu (85).
Assistência: 21.196 espetadores.