Seguir o O MINHO

Futebol

Vitória diminui passivo pela oitava época consecutiva

Finanças

em

Miguel Pinto Lisboa. Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO (Arquivo)

O passivo do Vitória SC, clube cuja SAD tem a equipa da I Liga portuguesa de futebol, desceu pela oitava temporada seguida, tendo-se fixado nos 6,68 milhões de euros no final da época 2019/20, mostra o relatório e contas.


Publicado no sítio oficial vitoriano, na noite de sexta-feira, o documento que vai ser votado na assembleia-geral de 10 de outubro revela que o passivo baixou 10,3%, dos 7,45 para os 6,68 milhões, confirmando a tendência decrescente que ocorre desde 2011/12, quando o clube se viu com 24 milhões de passivo e teve de se restruturar financeiramente, com um Plano Extrajudicial de Conciliação.

Essa redução deveu-se quase toda ao “serviço da dívida reestruturada ao Estado e banca”, cujo valor desceu dos 6,13 para os 5,41 milhões de euros, após o Vitória ter liquidado 727 mil euros na temporada anterior, refere o parecer do conselho fiscal vitoriano ao relatório e contas, favorável por unanimidade.

Já o ativo do clube, que corresponde sobretudo às infraestruturas de que é proprietário, desvalorizou dos 34,07 para os 32,83 milhões de euros.

Depois de três épocas com resultados positivos – 798 mil euros em 2016/17, 303 mil em 2017/18 e 747 mil em 2018/19, o Vitória de Guimarães concluiu a temporada 2019/20 com um resultado negativo de 355 mil, indica ainda o relatório e contas.

Responsável por várias modalidades desportivas e pelo futebol de formação abaixo dos 11 anos, o clube minhoto ainda conseguiu um saldo positivo de 519 mil euros entre rendimentos e gastos, antes de encargos como juros e impostos, mas a receita total desceu quase 25%, dos 5,96 para os 4,49 milhões de euros.

O parecer do conselho fiscal indica que a receita com quotização e lugares anuais se manteve nos 2,25 milhões de euros, mas a das rendas baixou de 607 para 530 mil euros e das modalidades também caiu, de 759 para 528 mil euros, em parte devido ao cancelamento das atividades desportivas em março de 2020, forçado pela pandemia de covid-19.

Os gastos também caíram entre 2018/19 e 2019/20, mas somente 7,4%, dos 4,28 para os 3,97 milhões de euros, com os encargos com modalidades a serem de 1,15 milhões, valor semelhante ao da temporada anterior.

Na próxima reunião magna, os sócios vitorianos vão ainda votar o orçamento para a época 2020/21, decisão que costuma acontecer em junho, mas que o clube decidiu adiar devido à pandemia de covid-19.

O documento prevê um resultado líquido negativo de 62 mil euros, com rendimentos totais de cerca de quatro milhões de euros, sustentados principalmente pela quotização (1,6 milhões) e pelas modalidades (820 mil euros), e gastos de 3,35 milhões, destinados também às modalidades (1,02 milhões) e à porção da quotização que o clube tem de entregar à SAD (863 mil euros).

O parecer do conselho fiscal, favorável por unanimidade, refere que o orçamento constitui uma “resposta responsável ao contexto da pandemia” e é “estratégico”, quando o clube se prepara para adquirir a maioria da SAD.

O Vitória anunciou, na quinta-feira, que vai deter 96,4% da SAD, após comprar as ações de Mário Ferreira, correspondentes a 56,4% do capital, por 6,5 milhões de euros, em três tranches, até 31 de março de 2022.

Anúncio

Futebol

Sporting goleia Sacavenense por 7-1

Taça de Portugal

em

Foto: Sporting CP

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, no Estádio do Jamor, em encontro referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Sebastián Coates e o jovem Pedro Marques marcaram dois golos cada. Nuno Santos, Jovane Cabral e Gonçalo Inácio também faturaram para o Sporting.

Iaquinta assinou o tento de honra do Sacavenense.

Continuar a ler

Futebol

Cristiano Ronaldo candidato a melhor da época e do século nos Globe Soccer Awards

Futebol

em

Foto: DR / Arquivo

O português Cristiano Ronaldo, da Juventus, está entre os nomeados para melhor jogador do ano da Globe Soccer Awards e integra ainda, com Luís Figo, a lista dos candidatos a futebolista do século XXI, anunciaram hoje os promotores.

Ronaldo integra a lista de candidatos a melhor do ano em conjunto com Lionel Messi (FC Barcelona), Robert Lewandowski (Bayern Munique), Sadio Mané (Liverpool), Serge Gnabry (Bayern Munique), Ciro Immobile (Lazio), Marquinhos (Paris Saint-Germain) e Karim Benzema (Real Madrid).

Com seis triunfos nos Globe Soccer Awards, os últimos quatro consecutivos, Cristiano Ronaldo integra ainda, juntamente com Luís Figo, a lista para eleger os melhores jogadores do século XXI, referente ao período entre 2001 e 2020.

Cristiano Ronaldo e Figo integram uma lista que conta, entre outros, com Lionel Messi, Kylian Mbappé, Neymar, Luka Modric, David Beckham, Manuel Neuer, Iker Casillas, Robert Lewandowski, Ronaldinho, Ronaldo, Sergio Ramos, Steven Gerrard, Zinédine Zidane e Zlatan Ibrahimovic.

Além de Ronaldo e Figo, também o treinador português José Mourinho e o empresário Jorge Mendes figuram entre os candidatos a melhores do século XXI nas respetivas categorias.

José Mourinho partilha a lista com nomes como os de Luiz Felipe Scolari, antigo selecionador português, Josep Guardiola, Zinédine Zidane, Carlo Ancelotti, Vicente Del Bosque e Alex Ferguson, entre outros.

FC Barcelona, Manchester United, Juventus, Liverpool, Manchester United e Real Madrid são alguns dos clubes que constam na lista para eleger o melhor clube do século XXI para a Globe Soccer Awards, que não integra nenhum emblema português.

A votação decorre ‘online’ e os vencedores serão anunciados numa cerimónia a realizar em 27 de dezembro, no Dubai.

Continuar a ler

Futebol

Escalões secundários de futebol feminino e futsal suspensos

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

Os escalões secundários de futebol feminino e futsal estarão suspensos nos dois próximos fins de semana, englobando os feriados 01 e 08 de dezembro, informou hoje a federação, em reação às novas medidas de combate à pandemia de covid-19.

De acordo com o comunicado divulgado hoje no sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na Internet, apenas se realizarão os jogos agendados nas seguintes competições: Taça de Portugal, Campeonato de Portugal, I divisão feminina, I divisão masculina e feminina de futsal e Liga Revelação.

O Governo anunciou no sábado as medidas de contenção da pandemia da covid-19 para o novo período de estado de emergência, que vigorará entre as 00:00 de terça-feira, 24 de novembro, e as 23:59 de 08 de dezembro.

Em todo o território continental será proibido circular entre concelhos entre as 23:00 de 27 de novembro e as 05:00 de 02 de dezembro e entre as 23:00 de 04 de dezembro e as 23:59 de 08 de dezembro. Nas vésperas dos feriados não haverá aulas e a função pública terá tolerância de ponto.

Perante as novas medidas, o organismo federativo decidiu que os jogos dos escalões secundários de futebol feminino e futsal “não se realizarão e os clubes serão oportunamente informados das novas datas”.

Continuar a ler

Populares