O Vitória SC recebeu e venceu hoje o Vizela por 3-0, num encontro da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol que dominou do princípio ao fim, marcado ainda pela queda de um adepto nas bancadas.
Os golos de Mikel Villanueva, aos 17 minutos, de André Silva, aos 41, e de Afonso Freitas, aos 70, selaram o resultado de um encontro que esteve interrompido entre os 27 e os 40 minutos, face à queda de um espetador do patamar superior da bancada sul do Estádio D. Afonso Henriques para o patamar inferior, depois encaminhado para o Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.
Com o segundo triunfo consecutivo, o Vitória destacou-se no sexto lugar do campeonato, com 47 pontos, mais cinco do que o sétimo classificado, Famalicão, e menos um do que o Arouca, quinto, enquanto o Vizela averbou o quarto jogo consecutivo sem vitórias, ocupando o 11.º lugar, com 39.
A ocasião flagrante de André Silva aos dois minutos, num remate intercetado por Matheus Pereira em cima da linha de golo, com a bola a ‘saltitar’ duas vezes na trave, ‘embalou’ os anfitriões para 20 minutos de supremacia total, materializados no golo inaugural ao minuto 17.
Depois de várias aproximações à área em bola corrida, os comandados de Moreno marcaram de bola parada, com Mikey Johnston a bater o canto na esquerda e Mikel Villanueva respondeu com um cabeceamento de cima para baixo.
O Vizela apareceu na vizinha cidade de Guimarães com Nuno Moreira e Osmajic de regresso ao ‘onze’ e reagiu num par de aproximações à área contrária, antes da interrupção forçada pela queda do espetador na bancada sul.
A equipa da casa apareceu melhor após o reatamento, tendo precisado apenas de um minuto para dilatar a vantagem: dinâmico no lado esquerdo, Mikey Johnston voltou a cruzar com ‘régua e esquadro’ para a área vizelense, aparecendo, nessa ocasião, André Silva a cabecear para o fundo das redes.
Incapaz de responder no tempo que restou até ao intervalo, a equipa treinada por Tulipa apareceu na segunda parte com três defesas, fruto da entrada de Aidara para o lugar de Nuno Moreira, e a subida de rendimento traduziu-se em dois cabeceamentos perigosos de Anderson, aos minutos 47 e 62.
O Vitória beneficiou, contudo, de muito espaço para atacar em velocidade e sentenciou o desafio aos 70 minutos, numa jogada em que o lateral Afonso Freitas fletiu da esquerda para o meio e rematou em arco, rasteiro, fora do alcance de Buntic, antecipando 20 minutos finais que os homens da casa geriram sem sobressaltos.
Ficha de Jogo
O Vitória SC venceu hoje o Vizela por 3-0, em jogo da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Guimarães.
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória SC – Vizela, 3-0.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Mikel Villanueva, 17 minutos.
2-0, André Silva, 41.
3-0, Afonso Freitas, 70.
Equipas:
– Vitória SC: Bruno Varela, Tounkara (Zé Carlos, 81), Ibrahima Bamba, Mikel Villanueva, Miguel Maga (Bruno Gaspar, 81), Tomás Händel (Dani Silva, 73), Tiago Silva, Afonso Freitas, Jota Silva (Nélson da Luz, 64), Mikey Johnston e André Silva (Anderson, 74).
(Suplentes: Rafa, Bruno Gaspar, Hélder Sá, Matheus Índio, Zé Carlos, Dani Silva, Nélson da Luz, Anderson Silva e Alisson Safira).
Treinador: Moreno.
– Vizela: Buntic, Igor Julião, Ivanildo Fernandes, Anderson, Matheus Pereira, Claudemir (Kévin Zohi, 46), Raphael Guzzo, Samu (Alex Méndez, 73), Kiko Bondoso (Matías Lacava, 67), Nuno Moreira (Aidara, 46) e Osmajic (Friday Etim, 73).
(Suplentes: Luiz Felipe, Tomás Silva, Aidara, Pedro Ortiz, Osama Rashid, Alex Méndez, Matías Lacava, Kévin Zohi e Friday Etim).
Treinador: Tulipa.
Árbitro: Hélder Malheiro (Associação de Futebol de Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Ibrahima Bamba (45+4), Osmajic (45+6) e Ivanildo Fernandes (45+12).
Assistência: 20.031 espetadores.