Vítor Sousa detido. Interrogatório aos arguidos continua este sábado

O primeiro interrogatório judicial aos arguidos no processo Transportes Urbanos de Braga (TUB), indiciados por corrupção e administração danosa, foi suspenso na sexta-feira, por volta das 20:00, e será retomado este sábado, informou fonte judicial.

Ao longo do dia de ontem, apenas foram ouvidos dois dos cinco arguidos.

Na quinta-feira, a Polícia Judiciária de Braga deteve cinco indivíduos, três dos quais responsáveis dos TUB e os outros dois ligados à empresa alemã MAN, por alegado envolvimento num processo de corrupção relacionado com a compra de autocarros.

Entre os detidos, contam-se Vítor de Sousa, ex-vice-presidente da Câmara de Braga e ex-administrador dos TUB, e Cândida Serapicos, que integrou o gabinete do anterior presidente da Câmara, Mesquita Machado e que também fez parte da administração dos TUB.

Segundo um comunicado da PJ, os administradores dos TUB terão recebido “várias centenas de milhares de euros” como “contrapartidas” por alegadamente beneficiarem a MAN na aquisição de autocarros.

Ainda de acordo com a PJ, aqueles responsáveis dos TUB “presumivelmente viciaram, durante cerca de meia dúzia de anos, os procedimentos concursais para aquisição de viaturas pesadas de transporte de passageiros”.

A ideia era “beneficiar” a MAN, empresa que também foi constituída arguida neste processo.

“Depois de complexa investigação, foram reunidos vários elementos de prova, indiciando-se fortemente o recebimento indevido de contrapartidas várias, cuja quantificação ascende na sua totalidade a várias centenas de milhares de euros”, refere o mesmo comunicado.

Vítor de Sousa e Cândida Serapicos já refutaram publicamente as acusações, que classificaram de “calúnias”.

Os outros três arguidos são um diretor dos TUB e dois “altos quadros” da MAN.

Os arguidos estão indiciados pela prática de crimes de corrupção em prejuízo do comércio internacional e de administração danosa.

Foram detidos na quinta-feira, pela Polícia Judiciária de Braga, no cumprimento de mandados de detenção.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x