O número de visitantes aos postos de Turismo em Guimarães subiu 32% face a 2018, o que demonstra que a cidade tem “aumentado a notoriedade e capacidade de atrair” turistas de “forma consistente”, anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado enviado hoje à Lusa, a Câmara Municipal de Guimarães refere que, comparando com os anos de 2013 e 2014, o número de visitantes atendidos em 2019 nos postos de turismo mais do que duplicou, registando um “acréscimo de cerca de 132%”.
A autarquia destaca que Espanha, França e Brasil assumem-se como os “principais mercados emissores, juntamente com o mercado nacional”, registando-se ainda “emergência de um novo [mercado], o Japão”.
“Guimarães tem aumentado a sua notoriedade e capacidade de atrair visitantes de forma consistente ao longo dos últimos anos. O registo do número de visitantes aos postos de turismo da cidade confirma a tendência de crescimento com subida na ordem dos 32% face a 2018”, conclui a autarquia.
Segundo o texto, o período de Natal e Ano “voltou a receber milhares de pessoas com uma tendência de evolução nos últimos anos, de acordo com a afluência de visitantes aos Postos de Turismo”.
No texto, a câmara aponta como atrativos “a visita a cidades históricas da região e o facto de ser Património da Humanidade”, assim como “o património arquitetónico e artístico” e o fator de ser “o Berço da Nacionalidade,” segundo o balanço do inquérito que foi desenvolvido aos visitantes.
A maioria dos turistas pernoita no Porto (49,2%), seguindo-se Guimarães com 22,8% das respostas, pelo que, conclui a autarquia, “a hotelaria de Guimarães continua a manter taxas médias de ocupação-quarto elevadas”.
Os principais atrativos na cidade continuam a ser os monumentos e museus, “verificando-se em 2019 um acréscimo de 8,3% face a 2018 e de 13,9% comparativamente a 2017”, com o Castelo de Guimarães e Paço dos Duques de Bragança, assim como de um conjunto de museus, designadamente o Museu Alberto Sampaio, Centro Internacional das Artes José de Guimarães e Casa da Memória de Guimarães a serem “os principais espaços” visitados.
“A internet, assim como a recomendação de familiares/amigos são os principais fatores na tomada de conhecimento do Destino Guimarães, reunindo no total 68% das respostas dos inquiridos”, termina a autarquia.