O programa “ITINERARIUM – Conhecer Braga pelo Património” está de volta, no sábado. A visita guiada realiza-se às 18:30, com ponto de encontro no Campo da Vinha, com a temática “Noites menos brancas em Braga”.
Este é um evento que surge num “cruzamento de olhares e perspetivas sobre a luz na cidade: natural, artificial, pública e privada”.
O Itinerarium é uma iniciativa promovida pelo Município de Braga em parceria com a Universidade do Minho, com a curadoria de Marta Lobo de Araújo, do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais.
A sessão do próximo sábado foi organizada pelas coordenadoras Zara Pinto-Coelho e Helena Pires, da “A Passeio”, plataforma de Arte e Cultura Urbana do CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade/Universidade do Minho), em conjunto com Raul Lima.
“Promover o conhecimento do património bracarense é o objetivo do programa, que se divide em quatro eixos temáticos: cidade perdida; cidade recordada; cidade vivida; cidade experimentada”, lê-se no comunicado enviado às redações.
E acrescenta: “A poluição luminosa – a luz à noite de origem antropogénica, com impactos relevantes nos ecossistemas, céu noturno e saúde pública – tem aumentado de forma progressiva e Braga não escapa à tendência, com a agravante da nova dominante ser a luz branca. Esse aumento, porém, não é desejável nem é necessário. Nesta visita falaremos de alternativas à iluminação pública e privada atual e de como se pode reduzir substancialmente a poluição luminosa, devolvendo os céus estrelados à cidade, melhorando a qualidade de vida dos residentes e beneficiando a biodiversidade local e regional e estimulando a renovação do olhar, menos ofuscado e mais atento ao património cultural urbano”.
As sessões são gratuitas, sendo que os interessados deverão efetuar a inscrição aqui.