Seguir o O MINHO

Guimarães

Uma excelente oportunidade para conhecer um centro histórico que é Património Mundial

Visita guiada ao centro histórico de Guimarães e zona de Couros, na próxima sexta-feira, com duração de cerca de 90 minutos.

em

Centro Histórico de Guimarães. Foto: DR/Arquivo

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018, a Divisão do Centro Histórico da Câmara Municipal de Guimarães vai promover uma visita guiada ao centro histórico de Guimarães e zona de Couros, no próximo dia 28 de setembro com duração de cerca de 90 minutos, com início pelas 11:00 horas no Largo Cónego José Maria Gomes, em frente à Câmara.

O Centro Histórico de Guimarães, Património Mundial da UNESCO, desde 2001, “constitui um vestígio único de um tipo particular de concepção de cidade, que teve a sua própria evolução, devido à morfologia do seu tecido urbano medieval, que conforma uma sucessão de praças de grande valor formal e qualidade ambiental bem como, de um tipo particular de construção, tipologicamente diversificado, mas com uma grande unidade formal no seu conjunto, integralmente erguido com as técnicas construtivas tradicionais, e designados por taipa de rodízio e taipa de fasquio”.

As Jornadas Europeias do Património (JEP) 2018 vão decorrer nos dias 28, 29 e 30 de setembro em todo o país sob o tema “Partilhar Memórias”. Sendo uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia é a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), que coordena a programação e divulgação das JEP a nível nacional, tendo convidado as entidades públicas e privadas a associarem-se a estas jornadas para organizarem atividades para o público.

Celebrando-se em 2018 o Ano Europeu do Património Cultural, nesse âmbito, as JEP propuseram-se assinalar a importância da “partilha de memórias, entendida como fator de cidadania, de dignidade e de democracia”.

As inscrições deverão ser enviadas para o email, [email protected] até ao próximo dia 27 de setembro.

EM FOCO

Populares