Foi inaugurada, na segunda-feira, 04 de setembro, a segunda fase da Cidade Desportiva do SC Braga, classificada pelo clube como “a obra do século”.
Junto ao Estádio Municipal, em terrenos que estavam abandonados e foram cedidos pela autarquia, vê-se agora um imponente pavilhão multiusos, rosto da “fortaleza” dos Guerreiros do Minho. Aí, passa a ser a casa das modalidades do clube e a sede social, onde funcionam os serviços dos arsenalistas.
Para funcionários, que até aqui trabalham num espaço debaixo de uma das bancadas do estádio, é o passar de um local que, embora confortável, não tinha luz natural, para uma infraestrutura moderna e com boa exposição solar.
Números
Alguns números:
Investimento: cerca de 47 milhões de euros;
10 campos de treino num espaço de 25 hectares;
Pavilhão polidesportivo com 2.500 m2 de área de pavimento que permite o treino de três equipas em simultâneo (ex. basquetebol, voleibol e futsal).
Pavilhão com capacidade para 1400 lugares;
Área Residencial destinada aos atletas com 120 camas (55 quartos);
Ginásio do futebol profissional com a área de 500 m2;
José Manuel Fernandes – Eurodeputado e Presidente da Assembleia-Geral do SC Braga
Pavilhão Multiusos com dois Marcadores Desportivos Ledwall com 15 m2 cada e linha de Led com 60 metros de comprimento, na Bancada Nascente.
Inauguração
Na inauguração de 04 de setembro, estiveram presentes e destacaram a relevância da obra a Ministra Adjunta do Primeiro-Ministro, Ana Catarina Mendes, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e o presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença, assim como Nasser Al-Khelaifi, representando a Qatar Sports Investments (QSI), acionista de referência da SAD (21,67%).
Em vídeo, chegou uma mensagem de Aleksander Ceferin, presidente da UEFA.
Discursos
Nas ligações abaixo pode assistir a todos os discursos, na íntegra.
- ▷ Ana Catarina Mendes – Governo
- ▷ Ricardo Rio – CM Braga
- ▷ Fernando Gomes – FPF
- ▷ Pedro Proença – LPFP
- ▷ António Salvador – SC Braga