Arquivo

“Viseira não dispensa utilização da máscara”

Alerta da DGS
“viseira não dispensa utilização da máscara”
Foto: Twitter (Arquivo)

A diretora-geral da Saúde alertou hoje para que o uso de viseiras não é suficiente na proteção individual à transmissão do novo coronavírus, devendo ser utilizada também a máscara.

“A viseira não é um método que dispense a utilização da máscara porque a primeira protege bem os olhos e o nariz mas não protege a boca, pelo que deverá existir um método barreira como a máscara”, salientou Graça Freitas na habitual conferência diária das autoridades de saúde.

E explicou ainda como deve ser feito o uso da máscara. “A máscara deve ser logo colocada corretamente com as mãos lavadas e desinfetadas de forma a não mexer na máscara novamente. Se a máscara for descartável deve ir para o lixo, se não for, deve ser guardada em locais onde não seja tocada por outras pessoas”, disse.

“Mantém-se a regra do distanciamento social; deve ser sempre acautelada a higiene das mãos que são o grande veículo da transmissão do vírus; atenção à etiqueta respiratória já que devemos ter o cuidado de nunca espirrar, tossir na direção de outra pessoa e deve ser adotado o método barreira para evitar transmissão de partículas entre o emissor e o recetor”, acrescentou.

Portugal, que se encontra em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março, registava hoje 1.063 mortos relacionadas com a covid-19 e 25.524 infetados (mais 242).

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Braga espera luz verde para pagar subsídio de refeição aos trabalhadores em disponibilidade

Braga espera luz verde para pagar subsídio de refeição aos trabalhadores em disponibilidade

Próximo Artigo
Sporting treinou com grupo dividido em dois relvados e depois de testes efetuados

Sporting treinou com grupo dividido em dois relvados e depois de testes efetuados

Artigos Relacionados