Cerca de 200 produtores e três mil artigos em prova. Desde vinho, cerveja, whisky, licores e produtos gourmet. É esta a proposta da “Guimarães Wine Fair”, que esta quinta-feira abriu portas no Multiusos, em Guimarães, e que se prolonga durante o fim-de-semana.
“Neste caso, a quantidade de expositores vai ao encontro da qualidade. Essa foi uma das preocupações assumidas pela própria organização, numa estreita articulação entre a Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Guimarães, com o apoio do E.Leclerc de Lodelo, Arcol Cash-Carry, revista Vinho Grandes Escolas e da Corticeira Amorim”, refere a organização desta primeira feira de vinhos na cidade-berço.
E o presidente da Câmara, Domingos Bragança, acredita que esta possa ser a primeira de muitas feiras de dimensão nacional na cidade.
“A qualidade desta primeira feira de vinhos em Guimarães, por certo, perspetiva que se possam realizar mais edições no futuro”, referiu Domingos Bragança, na sessão de abertura do certame.
““Hoje em dia temos excelentes produtores de vinho, em Guimarães e em Portugal, que têm um conhecimento profundo de todo o ciclo de transformação do vinho e é por isso que temos um Vinho Verde de excelência”, salientou, ainda, destacando a “extraordinária evolução da produção dos vinhos em Portugal nestes últimos anos”, ao ponto deste setor afirmar-se nas vertentes de economia e turismo.
Na sessão de abertura realizada ontem, marcaram também presença o Embaixador de França, Jean Michel Casa, o Vereador Ricardo Costa, o Presidente da ACIG, Filipe Vilas Boas e ainda os empresários António Lopes e Fabrice Lachize.
O programa da “Guimarães Wine Fair” contempla várias ações ao longo destes dias, confirmando também as presenças das Câmaras de Comércio Francesa, Francesa, Moçambicana, Brasileira, Britânica, Americana, Cubana, Colombiana, Japonesa, Croata, Chinesa e Ucraniana para dar oportunidade de fomentar contactos e possibilitar negócios futuros.
O Multiusos acolhe o evento “Guimarães Wine Fair” entre os dias 22 e 25 de novembro, com o objetivo de promover o vinho como um dos símbolos da cultura portuguesa.