Seguir o O MINHO

Região

“Vinagre de Álcool” para eliminar ervas daninhas em Braga

em

Eliminação de ervas daninhas

A Agere está a utilizar um novo produto, amigo do ambiente, para eliminar as ervas daninhas na via pública em Braga. A solução encontrada, após a entrada em vigor do decreto de lei que proíbe o uso de fitofármacos em espaços públicos, como pesticidas e herbicidas, foi o Vinagre de Álcool, um produto obtido a partir de álcool destilado pelo processo biológico da fermentação acética e que, apesar do seu odor característico, não apresenta nenhum risco específico para o meio ambiente.

Um estudo de mercado permitiu encontrar soluções eficazes permitidas por lei e que não fossem prejudiciais ao meio ambiente e às pessoas. Nesse sentido, a escolha recaiu sobre este produto fabricado a partir de líquidos orgânicos de origem agrícola, autorizado pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

“Uma vez que existe a proibição de uso de pesticidas em espaços públicos como jardins-infantis, parques e jardins urbanos, escolas ou hospitais, a Agere procurou um produto amigo do ambiente que nos permite controlar os efeitos sobre a saúde pública”, refere Rui Morais, administrador da empresa municipal, explicando que a demora na aplicação deste novo método de combate à vegetação infestante em espaços verdes, arruamentos e passeios se deveu a todo o processo de escolha de uma “alternativa fiável e que se revelasse eficaz”.

O produto está a ser aplicado em todo o perímetro urbano da cidade envolvendo equipas de seis colaboradores devidamente equipados com os Equipamentos de Protecção Individual (EPI’s).

Recorde-se que a nova legislação determina que seja dada preferência a produtos fitofarmacêuticos que não contenham substâncias activas incluídas na lista de substâncias perigosas prioritárias.

Populares