Villimia: “Mais do que comprar e vender casas, trata-se de construir relações humanas”

Nuno Varajão, fundador e administrador da Villimia, uma imobiliária que se tem vindo a impor muito rapidamente, a partir de Ponte de Lima. (Patrocinado)
Nuno Varajão, Villimia. Foto: O MINHO+

Era muito jovem quando começou a trabalhar, com um tio, no ramo imobiliário. Já nessa altura, tinha o sonho de ter um negócio seu, onde pudesse colocar em prática aquela que é a sua visão da mediação imobiliária, assente na simplicidade para o cliente, na rapidez, segurança jurídica, transparência dos processos e na avaliação rigorosa e ajustada à realidade do mercado.

Apesar de se dedicar há muito tempo à compra, venda e construção para venda, de imóveis, no início de 2024, Nuno Varajão constitui a Villimia para operar no mercado do imobiliário de Ponte de Lima e do Alto Minho, de acordo com aqueles que são os seus valores: confiança, seriedade e rapidez.

A empresa distinguiu-se, desde a primeira hora, por uma abordagem séria à avaliação dos imóveis, afastando a possibilidade de inflacionar preços para fazer mais angariações e pela rapidez com que tem feito vendas, impondo-se como uma das referências incontornáveis para quem quer vender ou comprar casa.

O MINHO+ (M+): Como surgiu a Villimia no mercado de Ponte de Lima e do Alto Minho?

Nuno Varajão (NV): Estou no mercado imobiliário, na compra e venda, desde 2020. Em janeiro de 2024, abri Villimia e, desde esse momento,  a empresa tem estado em permanente ascensão.

A nossa proposta foi muito bem recebida em Ponte de Lima e em todo o Alto Minho.

Na verdade, a criação de uma empresa imobiliária é um sonho antigo, finalmente concretizado.

M+: Onde é que está localizada a Villimia e qual é a visão que orienta a estratégia desta imobiliária?

NV: Temos a nossa loja junto à estação de camionagem de Ponte de Lima.

A Villimia nasceu para transformar a experiência de compra e venda de imóveis num processo descomplicado, rápido e transparente.

Por via da digitalização, as pessoas hoje estão habituadas a processos mais acelerados, em que conseguem acompanhar de forma fácil cada etapa.

É essa postura que trazemos ao mercado imobiliário. É essa rapidez e simplicidade que os clientes encontram no contacto connosco.

M+: Em um ano, a Villimia é já uma presença muito relevante no mercado de compra e venda de imóveis, em Ponte de Lima e um pouco por outras zonas do Alto Minho. Como é que foi possível alcançar este nível de sucesso em tão pouco tempo?

A Villimia tem efetuado vendas em tempo recorde e isso permitiu-nos crescer assentes numa imagem de eficiência e seriedade. Esta fama de ‘vendem rapido’ não é obra do acaso.

Por trás deste sucesso está uma forte aposta no marketing digital, através da nossa plataforma, das redes sociais e dos portais nacionais e internacionais. Acreditamos que para se fazerem bons negócios há dois momentos muito importantes: a angariação e a divulgação.

A Villimia tem uma postura séria e profissional nestes dois passos [angariação e divulgação].

Primeiro, fazendo avaliações de acordo com a realidade do mercado e afastando-se das valorizações especulativas que dão origem a situações em que os imóveis se eternizam no mercado, sem que surjam compradores, acabando por resultar em frustração para os vendedores.

Segundo, apostando muito fortemente na promoção, desde logo com a presença nos nossos quadros de uma designer de comunicação e da realização de reportagens fotográficas profissionais de todos os imóveis.

M+: Qual é a importância da rede de clientes-investidores da Villimia?

NV: A Villimia tem uma boa rede de clientes-investidores, em Portugal e no estrangeiro, que lhe permite, muitas vezes, realizar vendas antes mesmo da divulgação pública dos imóveis.

Este processo, aliado à transparência e à dedicação no acompanhamento dos clientes, tem resultado em elevadas taxas de satisfação, tanto de quem vende como de quem compra.

M+: De que forma é que a Villimia se diferencia das outras imobiliárias?

NV: O que torna a Villimia especial é uma combinação de tecnologia e proximidade.

Fazendo uso das plataformas digitais para promover os imóveis – com um site traduzido profissionalmente em vários idiomas -, a imobiliária atinge um público global, sem perder o atendimento personalizado.

Assim como estabelecemos parcerias com outras agências localizadas, principalmente, nos Estados Unidos e Reino Unido.

Nuno Varajão, Villimia. Foto: O MINHO+

A aposta na transparência das negociações é também uma marca da Villimia, acreditamos que esse é o pilar que sustenta a confiança dos clientes em nós, permitindo-nos criar relações de longo prazo.

Toda a documentação dos nossos processos é tramitada por profissionais, uma solicitadora ou um advogado, não só para garantir a legalidade, mas sobretudo para dar confiança aos nossos clientes.

M+: Para muitas pessoas a casa é o maior investimento que fazem na vida. Que garantias é que a Villimia oferece a quem procura os seus serviços?

NV: Com a Villimia o cliente tem a certeza de que não vai ter surpresas a meio caminho. Quando os imóveis chegam à Villimia, é feita uma verificação detalhada de toda a documentação.

Este trabalho inicial evita que surjam situações inesperadas, para qualquer das partes, durante o processo de venda, assegurando maior celeridade e, sobretudo, segurança jurídica nos negócios que intermediamos.

O facto de a Villimia estar assessorada juridicamente por uma solicitadora e por um advogado é também uma garantia de que todos os contratos de compra e venda ou de arrendamento estão em conformidade com as exigências legais, protegendo os direitos de todas as partes envolvidas.

M+: Investir em imobiliário continua a ser uma boa forma de aplicar o dinheiro ou, neste momento, as casas estão tão valorizadas que poderão perder valor no futuro?

NV: O que determina o valor do mercado é a lei da oferta e da procura, estando certo que nos próximos anos a tendência se manterá.

Nos próximos anos, Ponte de Lima vai ser o concelho, no distrito de Viana do Castelo, com maior crescimento populacional.

As grandes superfícies comerciais que se têm vindo a instalar no perímetro de Ponte de Lima são um sinal de que esta expansão é inevitável. Acredito, portanto, que a procura vai continuar a aumentar e não é expectável que os preços baixem.

Além disso, há uma falta de mão-de-obra no setor da construção civil que vai fazer com que o preço da construção aumente, o que tenderá a fazer subir o valor dos imóveis.

M+: A maioria das pessoas não compra ou vende uma casa mais do que uma ou duas vezes na vida. Para essas pessoas, o processo, a documentação, as formalidades legais e as exigências fiscais podem ser uma confusão. O que é que a Villimia oferece para ajudar os clientes a ultrapassar estes problemas?

NV: Estamos focados na simplificação da mediação. O objetivo é simplificar o processo para o tornar acessível, mas também dar confiança aos nossos clientes em todas as etapas da compra ou da venda. 

M+: O que é que diria a uma pessoa que precisa dos serviços de uma imobiliária e está indecisa sobre a qual se dirigir, para convencê-la a escolher a Villimia?

NV: O feedback dos clientes que já passaram por nós são a nossa melhor publicidade, sendo que muitos clientes chegam até nós por recomendação dos mesmos.

Os pilares da Villimia são a confiança, a seriedade e a rapidez.

Acreditamos que estes valores são essenciais para proporcionar uma experiência positiva e bem-sucedida na mediação na compra e venda de imóveis.

M+: De uma forma breve, como é que resumiria a postura da Villimia?

A filosofia da Villimia vai muito para além da compra e venda de imóveis, trata-se de estabelecer relações humanas, no presente e no futuro.

Fazemos avaliações gratuitas, rigorosas e ajustadas ao mercado.

Opomo-nos frontalmente à especulação dos preços que ilude o cliente vendedor e leva a que os imóveis fiquem parados, durante meses ou anos, sem encontrar comprador.

 
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