Seguir o O MINHO

Braga

Vila Verde vai ligar diariamente a 119 idosos que vivem isolados

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

A Câmara de Vila Verde implementou um Plano Social de apoio a 119 idosos que vivem isolados e “sem retaguarda familiar” para fazer face à pandemia causada pelo novo coronavírus, que inclui telefonemas diários, anunciou hoje aquela autarquia.


Em comunicado, a autarquia vila-verdense explica que o objetivo é “perceber as necessidades” daquela população e “fazer chegar tudo o que precisam”, sendo que aquele plano está a ser desenvolvido em colaboração com a Cruz Vermelha local.

No texto, o município refere que o novo plano social foi “desenvolvido devido à pandemia provocada pelo novo, que colocou Portugal em estado de emergência”.

Segundo explica a autarquia, os 119 idosos foram sinalizados através do Programa Idade Maior, sendo também acompanhados no âmbito deste projeto pela GNR.

Anúncio

Braga

Vítimas de assalto ao Santander de Braga lamentam perda de jóias de valor sentimental

Crime

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

O Tribunal de Braga ouviu, hoje, vários dos assistentes no processo, concretamente pessoas que tinham dinheiro e joias nos cofres alegadamente assaltados, em 2018, por um gangue no banco Santander, em Braga.

O Ministério Público calcula que, só do banco três dos dez arguidos levaram 2,6 milhões em dinheiro e 400 peças de 52 cofres. Ao todo, quatro milhões.

Os lesados pormenorizaram ao coletivo de juízes quais os valores em causa e a sua proveniência, e o sentimento de perda que sentiram aquando do furto e que ainda sentem hoje, já que, em vários casos, havia recordações de família com dezenas de anos, de “inestimável valor sentimental”. “Algo insubstituível e que ainda hoje lhes causa “mágoa”.

Os dez arguidos estão acusados de terem assaltado o banco Santander, na dependência da Avenida Central, em Braga, e várias vivendas na região minhota.

Na semana passada, o Tribunal concluiu a audição das vítimas de assaltos, os militares do NIC (Núcleo de Investigação Criminal) da GNR, que coordenaram o inquérito policial.

As audiências, que decorrem no pavilhão desportivo de Maximinos, foram, agora, abertas ao público, o que não sucedeu nas últimas três sessões.

Em julgamento, estão nove homens – quatro em prisão preventiva e um em domiciliária – e uma mulher, por assaltos ao Santander e a dez vivendas.

Eles estão acusados de associação criminosa e furto qualificado, e a mulher, companheira de um deles, apenas por furto. O grupo está acusado pelo MP de furtar 4,7 milhões, em dinheiro e bens, (sem contabilizar a moeda estrangeira), em dez assaltos a casas e ao Santander, em Braga, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Viana do Castelo.

Entre os lesados, com casas assaltadas e carros furtados, estão o empresário Domingos Névoa, o cantor limiano Delfim Júnior, e o médico e antigo atleta do SC Braga, Romeu Maia. A investigação foi da GNR e da PJ/Porto.

Continuar a ler

Braga

Ricardo Rio candidato a presidente da Mesa na distrital de Braga do PSD

Política

em

Foto: Dr

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio aceitou, enquanto militante do PSD, o convite de Paulo Cunha, único candidato nas eleições para a Comissão Política Distrital, marcadas para dia 11, para futuro presidente da Mesa da Assembleia Distrital.

“Sinto-me honrado com o convite e estou igualmente empenhado naa continuação do bom trabalho feito pela equipa que ainda lidera a Distrital, presidida pelo eurodeputado vilaverdense, José Manuel Fernandes”, afirmou hoje, em declarações a O MINHO.

Rio está certo de que a nova equipa de Paulo Cunha, que preside ao Município de Famalicão, trabalhará para manter o PSD distrital como “um bastião”, quer a nível regional quer nacional, a começar já nas próximas eleições autárquicas.

A lista que Cunha vai apresentar aos militantes será apresentada publicamente, no início da próxima semana, em conferência de imprensa.

Continuar a ler

Braga

Uns sujam, outros limpam: Praia de Braga ‘invadida’ por voluntários para limpeza

Ambiente

em

Foto: Divulgação / CM Braga

Uns sujam, outros limpam. Alguns dos espaços verdes junto ao rio Cávado têm sido utilizados para encontros sociais com álcool à mistura. Para além de ser proibido o consumo de álcool em espaços públicos, estes ‘festeiros’ deixam um rasto de lixo por onde passam, não se preocupando com a limpeza.

Esta quinta-feira, voluntários do Centro D. João Novais e Sousa participaram numa ação de limpeza que contou ainda com a presença do vereador do Ambiente de Braga, Altino Bessa.

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

“Esta iniciativa enquadra-se no programa de ações de educação e sensibilização ambiental definido pelo Município, no âmbito da candidatura da Praia Fluvial de Adaúfe ao galardão Bandeira Azul”, explica a autarquia, numa nota enviada à imprensa.

Recorde-se que a Praia Fluvial de Adaúfe conquistou, uma vez mais, a Bandeira Azul, e este galardão sinaliza o cumprimento de um elevado número de requisitos que vão desde a qualidade da água à segurança do local, passando pela existência de informação e educação ambiental, pela gestão ambiental e pela existência de equipamentos de apoio.

Continuar a ler

Populares