O Município de Vila Verde vai inaugurar, na próxima sexta-feira, uma escultura intitulada “Néctar dos Deuses”, da autoria do escultor Pedro Figueiredo.
A obra pretende ser uma homenagem a “Baco, deus do vinho”, resultando do desenvolvimento de um programa de intervenções artísticas e comunidade, ao abrigo do projeto “No Minho não há Aldeia melhor do que a minha”, financiado pelo EEC Provere Minho Inovação e promovido pelo consórcio MINHO IN que integra os 24 municípios da região.
Na descrição da escultura que vai integrar a futura Adega Cultural de Vila Verde, explica-se que a obra, que ficará suspensa em frente a uma parede em pedra, assume “formas do passado, mas também a visão da escultura contemporânea”. Baco apresenta-se com uma tijela em faiança, na mão direita, e um cesto em vime cheio de uvas, na mão esquerda.

A obra vai ser apresentada na futura Adega Cultural de Vila Verde, numa cerimónia agendada para as 15:00, com a participação da presidente da Câmara.
Vencedor de vários prémios, Pedro Figueiredo é um escultor natural da Guarda. Participou em diversas exposições individuais e coletivas. Está representado em diversas coleções públicas e privadas em Portugal, Espanha e Cuba. Tem ainda trabalhos permanentes em espaços públicos em diferentes cidades, nomeadamente Coimbra, Guarda, Cascais, Havana e Madrid.