Seguir o O MINHO

Braga

Vila Verde também tem um baloiço gigante que dá para ver o Gerês e o mar

Baloiço do Oural

em

Fotos: Rafael Lomba

O monte do Oural, em Vila Verde, já tem um baloiço gigante para usufruto da população e dos turistas. O anúncio foi feito pelo presidente da União de Freguesias do Vade, Carlos Cação, e o equipamento abre ao público a partir deste sábado.


Situado no topo do Oural, monte que rasga várias freguesias do Norte do concelho, o baloiço está situado a 700 metros de altura e permite uma vista panorâmica sobre o concelho de Vila Verde mas também sobre a serra do Gerês e até do Oceano Atlântico.

Em comunicado, o autarca explica que este equipamento é uma mais valia para atrair turistas para a região, aproveitando também para promover um espaço arqueológico (mamoa) situado naquele local, na freguesia de Codeceda.

Contactado a propósito por O MINHO, Carlos Cação recomenda prudência no acesso ao baloiço, por se tratar de um local não pavimentado.

“As primeiras indicações surgem na rotunda da Portela do Vade (EN 101, sentido Vila Verde-Ponte da Barca), depois o acesso dá-se através do cruzamento da igreja de Codeceda”, explica, indicando que, a partir da igreja, há uma estrada de terra batida, ao longo de um quilómetro, onde “dá para passar carros mas aqueles muito rebaixados podem ter problemas”.

A instalação foi coordenada pela junta de freguesia com apoio de jovens das localidades agregadas (Codeceda, Penascais, Valões, Atães e Covas) com o ‘teste inicial’ a ser feito por utentes do Centro Social de Covas.

De acordo com o autarca, há postos de higienização de mãos no local, sendo aconselhada a utilização de máscara e o cumprimento do distanciamento social.

(notícia atualizada às 13h04 com declarações de Carlos Cação)

Anúncio

Braga

Condutor alcoolizado agride polícia ao soco em Braga

Estacionou o carro no meio da estrada

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

Um homem de 57 anos foi detido, na terça-feira à noite, após agredir um polícia que o abordara por causa de este ter o carro estacionado no centro da faixa de rodagem na Rua do Corvo, em Braga. O suspeito estava alcoolizado.

Em comunicado, a PSP explica que a situação aconteceu pelas 22:30 de ontem, quando foi detetada “uma viatura estacionada no centro da faixa de rodagem, estando a mesma a importunar o normal circulação do trânsito”.

“Perante a situação, foi solicitado ao suspeito, um cidadão com 57 anos de idade, para retirar a viatura, tendo o mesmo referido que não a ia retirar pois encontrava-se alcoolizado”, explica o comunicado.

De seguida, continua o comunicado, “o agente dirigiu-se à viatura do suspeito para proceder à sua fiscalização, tendo o mesmo agredido a soco o elemento policial”.

Submetido ao teste de álcool, apresentou uma taxa de álcool no sangue de 2,00g/l.

O indivíduo foi detido e informado que irá ser notificado posteriormente, para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Continuar a ler

Braga

Gangue assalta pastelaria em Vila Verde

Crime

em

Foto: Imagem de videovigilância

Uma pastelaria em Vila Verde foi assaltada na madrugada desta quarta-feira. As imagens de videovigilância mostram um grupo de cinco indivíduos encapuzados a entrar no estabelecimento, após arrombarem a porta de entrada, e à procura de valores para levar.

Em declarações a O MINHO, o dono da pastelaria Frei Doce, Nuno Mota, refere que os ladrões acabaram por não conseguir levar nada, pelo que “o prejuízo maior foi a porta” que ficou destruída.

“Não levaram nada, porque tirámos sempre tudo à noite, ao fazer o fecho não deixamos ficar nem trocos”, explica o proprietário da pastelaria localizada em Freiriz.

Foto: Nuno Mota

Foto: Nuno Mota

Foto: Nuno Mota

Foto: Nuno Mota

Foto: Nuno Mota

Para Nuno Mota, o grupo procurava as caixas de pagamento automáticas que existem em muitos estabelecimentos.

“Pelo que a gente se apercebe ao ver as imagens, era o que eles iam à procura, mas nós não temos dessas máquinas”, explica.

O assalto ativou o alarme. A GNR “apareceu logo, muito rapidamente”, mas já os assaltantes se tinha colocado em fuga.

O estabelecimento já foi assaltado outras vezes, mas nos últimos quatro anos é a primeira.

Continuar a ler

Braga

51 pessoas recuperaram da covid-19 no concelho de Braga em 24 horas

Pandemia

em

Foto: DR

O concelho de Braga regista 233 casos de infeção ativa pelo novo coronavírus.

Estes dados, apurados por O MINHO junto de fonte local da saúde, foram atualizados às 18:00 de segunda-feira.

O concelho regista 1.484 casos de recuperações do SARS CoV-2 desde o início da pandemia, mais 51 do que no domingo.

Em termos acumulados, são já 1.791 casos de pessoas infetadas com a doença.

Lamentam-se ainda 74 óbitos, número que permanece igual desde o passado dia 16 de junho.

O número de pessoas em isolamento sob vigilância da autoridade de saúde é de 293.

Continuar a ler

Populares