Vila Verde pondera restringir novamente horários de cafés e restaurantes

Covid-19

O surto do novo coronavírus que eclodiu nos últimos dias no concelho de Vila Verde, com especial incidência no centro urbano daquela vila, já provocou 50 infetados confirmados e motivou, esta sexta-feira, uma reunião entre autarquia e as autoridades de saúde locais.

Em comunicado, a Câmara de Vila Verde admite o surto de covid-19 no concelho e diz estar “num trabalho de proximidade” para tomar “as decisões mais adequadas e se revelem eficazes”, pedindo aos cidadãos para manterem a tranquilidade.

A autarquia revela que foram definidas algumas estratégias na reunião de hoje para “mitigar o surgimento de novos focos de infeção”, e uma delas passa pelo reforço da fiscalização da GNR nos estabelecimentos de restauração e bebidas, entre outros serviços.

“Se a evolução da situação epidemiológica exigir, não está excluída a decisão de restrição dos respetivos horários de funcionamento, assim como outras medidas adicionais que se justifiquem”, diz a Câmara.

Conforme noticiou O MINHO, a autoridade local de saúde garantiu que o surto está identificado e “alegadamente controlado”, assegurou o delegado de saúde José Manuel Araújo.

Avança ainda a autarquia que estão em vigilância ativa “cerca de 60 pessoas” que estiveram em contacto direto com infetados. Estes ‘vigiados’ estão a ser monitorizados pela delegação de saúde de Vila Verde.

“Estão a ser realizadas visitas técnicas e inspetivas às unidades Lar e Serviço de Apoio Domiciliário das IPSS´s concelhias, de forma a garantir que os respetivos planos de contingência estão atualizados e que estas instituições estão, agora, melhor preparadas para enfrentar uma possível segunda vaga desta pandemia”, assegura ainda a Câmara.

Conforme já havia noticiado O MINHO, uma cerca sanitária não está nas equações da autarquia nem das autoridades de saúde.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados