O Município de Vila Verde, em parceria com a União das Freguesias da Ribeira do Neiva e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), formalizou, ontem, o protocolo para a concretização do projeto “Renaturalização do Rio Neiva e Criação de Zona de Lazer”.
Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia adiantar que o projeto será desenvolvido ao longo do próximo ano.
O projeto de renaturalização do Rio Neiva terá um financiamento de um milhão de euros, assegurado através do Fundo Ambiental.
Este investimento permitirá a “recuperação e preservação deste rio, promovendo a sua sustentabilidade e reforçando a qualidade de vida da comunidade local”.









A iniciativa, que abrange a Ribeira do Neiva e inclui os afluentes da Ribeira do Souto, Ribeira de Espindros e Rio Mau, contempla a requalificação das margens, a recuperação de açudes, levadas e moinhos, bem como a criação de zonas de lazer.
A sessão de assinatura do protocolo foi presidida pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e contou com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, da vogal da APA, Inês Andrade e do presidente da Junta da UF da Ribeira do Neiva, José Azevedo.