Seguir o O MINHO

Vila Verde

Vila Verde: Intermarché oferece 2.500 euros aos Bombeiros para comprar equipamento

Intermarché de Vila Verde

em

Foto: Divulgação / AHBVVV

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde (AHBVVV) tem um novo reforço financeiro no valor de 2.500 euros, oferta do estabelecimento comercial Intermarché, sediado na freguesia de Gême, concelho de Vila Verde.

A oferta de dinheiro por parte do estabelecimento conduzido pelo esposendense José Cepa é já habitual, assim como são outras iniciativas levadas a cabo para angariar fundos para o corpo de bombeiros daquele concelho.

Em comunicado, o presidente da AHBVVV, Paulo Renato, informa que este gesto é “inequívoco do apoio” que o Intermarché de Vila Verde tem garantido aos bombeiros, “ano após ano”.

O responsável máximo do corpo de bombeiros de Vila Verde deixa ainda a garantia que este dinheiro será “integralmente” utilizado na compra de equipamentos para combate a incêndios.

Também o comandante em exercício da AHBVVV, 2.º comandante Luís Morais, salientou a “importância na melhoria da segurança e condições de trabalho” dos operacionais bombeiros de Vila Verde.

Anúncio

Braga

Duas escolas de Vila Verde dotadas de “T0” para trabalhar autonomia dos alunos

Alunos com necessidades educativas específicas “aprendem um bocadinho de tudo o que se faz numa casa, como cozinhar, passar a ferro ou aspirar o pó”

em

Escola Monsenhor Elísio Araújo. Foto: Divulgação / CM Vila Verde

Duas escolas de Vila Verde foram dotadas de uma espécie de T0 concebido para trabalhar a autonomia dos alunos com necessidades educativas específicas, disse a vereadora da Educação à Lusa.

Segundo Júlia Fernandes, em causa estão os “Espaços Casa”, dotados de tudo o que há “numa habitação normal”, desde cozinha a cama.

“Ali aprendem um bocadinho de tudo o que se faz numa casa, como cozinhar, passar a ferro ou aspirar o pó”, explicou.

Hoje inaugurados, os “Espaços Casa” estão instalados na Escola Secundária de Vila Verde e na Escola Monsenhor Elísio Araújo, que acolhem um total de 24 alunos com necessidades educativas específicas.

É ali que, três vezes por semana, e em complemento às atividades letivas normais, aqueles alunos trabalham a sua autonomia e se “preparam para a vida”.

“No fundo, aprendem a fazer toda a gestão de uma casa, não só as coisas mais práticas como cozinhar ou arrumar, como o próprio planeamento financeiro”, disse Ana Guerra, uma das professoras responsáveis pela implementação do projeto.

Sublinhou que os espaços foram inicialmente concebidos para os alunos com mais dificuldades mas vão ser abertos a todas as escolas, face ao “sucesso” da iniciativa.

Os “Espaços Casa” integram-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, lançado pela CIM do Cávado.

Continuar a ler

Braga

Mulher suspeita de agredir companheiro com faca e catana em Vila Verde

Vítima foi encontrada na rua por vizinhos

em

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Um homem, de 71 anos, sofreu ferimentos no rosto e no abdómen, esta quinta-feira ao final da tarde, depois de, alegadamente, ter sido agredido pela companheira, de 60, no lugar de Regualde, em Cabanelas, concelho de Vila Verde, onde o casal reside há cerca de um ano.

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Segundo O MINHO apurou no local, a vítima terá sido agredida com uma faca com cerca de 10 centímetros e uma catana com cerca de 50.

A mulher também terá sido agredida com um objeto perfurante, ao que tudo indica, uma das armas com que agrediu o marido, e sofreu ferimentos.

O alerta foi dado por vizinhos, cerca das 18:30, depois de terem encontrado o homem ensanguentado, na via pública, na rua de Regalde.

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Ao local acorreram seis operacionais, com duas ambulâncias e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

Os dois intervenientes na contenda foram transportados para o Hospital de Braga com ferimentos considerados ligeiros, embora o homem tenha sido dirigido para o bloco operatório, apresentando-se num estado mais gravoso que a mulher.

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Dado o aparato do alerta inicial, foi ainda mobilizada uma equipa de intervenção rápida da GNR, que acabou por não atuar.

Militares da GNR de Prado apreenderam as duas armas brancas e o caso passou para alçada da Polícia Judiciária que está a investigar, não deixando de parte que poderá ter sido o homem a agredir primeiro a companheira e esta ter agido em legítima defesa.

Notícia atualizada às 22h54 com informação da Polícia Judiciária

Continuar a ler

Braga

Cinco dias em festa para celebrar colheitas e promover o mundo rural em Vila Verde

Festa das Colheitas 2019

em

Foto: Divulgação / CM Vila Verde

Vila Verde vai acolher, de 09 a 13 de outubro, a Festa das Colheitas, um “evento ímpar” de promoção dos produtos, costumes e tradições do mundo rural, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município refere que, além de poderem adquirir os “produtos mais frescos do campo colhidos pelas mãos dos agricultores locais”, os visitantes terão também oportunidade de participar na recrição de práticas ancestrais ligadas ao mundo rural, como um magusto, uma desfolhada e uma pisada de uvas.

Do programa, constam ainda iniciativas como encontros de tocadores de concertina e cavaquinho, a “festa do caurdo” e festival folclórico e haverá também concursos de artesanato, mel, doces típicos, pecuária, raças avícolas, broa e vinho verde.

Com um festival gastronómico diário, a festa decorrerá no Parque das Comunidades Geminadas, também conhecido por Campo da Feira.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares