A Câmara de Vila Verde está a proceder à Estabilização de Emergência Pós-Incêndio na área recentemente afetada pelos incêndios rurais de Aboim da Nóbrega e Gomide (Parapente e Barbeito), que contabilizam uma área ardida de 118,51 hectares, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia refere que a zona intervencionada caracteriza-se por apresentar declives médios de 20%, linhas de água, solos frágeis, forte presença de afloramentos rochosos e elevada pedregosidade.
Uma parte significativa encontra-se recoberta por herbáceas e matos (tojo, giesta, codeço, entre outros).




Posto isto, esta ação tem como objetivos: o restabelecimento de pastagens para práticas de silvopastorícia; a limpeza e desobstrução de linhas de água; a criação de barreiras com restos de matos ardidos em encostas e linhas de água; a recuperação de espécies cinegéticas; e a correção dos escorrimentos superficiais na rede viária existente.
A Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF) já iniciou os trabalhos de estabilização, com a sementeira de misturas biodiversas ricas em leguminosas para pastagem.
Numa fase seguinte, será realizada a “criação de barreiras com matos ardidos, de forma a mitigar processos de erosão, bem como a constituição de amontoados de matos ardidos que permitam a recuperação da fauna cinegética”.
Paralelamente, será assegurada a manutenção da plataforma dos caminhos florestais.
De acordo com a Câmara, estas ações de emergência são “fundamentais para reduzir os impactos ambientais dos incêndios, prevenir fenómenos de erosão e contribuir para a regeneração dos ecossistemas locais”.