Arranca amahã, quarta-feira, em Vila Verde, o programa “Fevereiro – Mês do Romance”, com a abertura de diversas exposições e o desafio para a criação de um perfume personalizado, lançando um programa com mais de 70 iniciativas centradas nos Lenços de Namorados, como ícone identitário de Vila Verde.
Em comuicado, a autarquisa salienta que serão 28 dias de programação “non-stop” que sustentam Vila Verde como “a terra do amor”.
Nesse sentido, o Espaço Namorar Portugal e o Centro de Dinamização Artesanal abrem esta quarta-feira ao público com uma exposição dos produtos inspirados nos motivos dos tradicionais Lenços de Namorados.
Os Paços do Concelho e a Loja Interativa de Turismo de Vila Verde integram também o mapa de exposições, que inclui a apresentação dos trabalhos de 16 formandas do curso de bordados na Escola EB2,3 da Ribeira do Neiva.
Esta quarta-feira fica ainda marcada pela apresentação de uma nova linha de produtos da “Nortempresa”, que propõe a experiência para a “criação do próprio perfume”, numa ação a ter lugar a partir das 11:00, no espaço comercial Yntenzo Experience Store, na Rua do Souto, em Braga.
Em Vila Verde, a Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH) arranca com um concurso de montras alusivo à iniciativa Namorar Portugal, incentivando os espaços comerciais do concelho a reforçarem a coreografia associada ao Mês do Romance.
No mês de fevereiro, o Município de Vila Verde promove ainda a campanha “Faça Desporto do Mês do Romance”, com descontos e isenção do valor de inscrição para casais no acesso aos serviços do Complexo de Lazer de Vila Verde e da Piscina Municipal de Prado.
Programação
Ao longo do mês, sucedem-se as iniciativas de uma lista intensa de motivações especiais para visitar Vila Verde, desde desfiles de Moda, workshops, espetáculos de música, atividades de lazer e de natureza, saraus culturais e apresentações dos produtos Namorar Portugal.
A programação do ‘Mês do Romance’ é distribuída por semanas temáticas – da Tradição, do Romance, do Amor e da Saudade. A Gala Namorar Portugal, com o desfile e os vencedores do XIX Concurso Internacional de Criadores de Moda, na ‘noite de S. Valentim’, é o ponto alto do programa, que envolve mais de uma centena de parceiros.
Com um impacto forte na dinamização económica do concelho e da região, ‘Fevereiro – Mês do Romance’ é um dos eventos-âncora para a estratégia de afirmação do concelho de Vila Verde como “destino turístico de excelência”.
Entre as ações programadas, estão a tertúlia “Mês do Romance Vilaverdense nas Tertúlias Rusgueiras”, que se realiza já esta sexta-feira, às 21:30, na sede do Grupo Etnográfico do Baixo Minho – Rusga de S. Vicente de Braga.
Saraus culturais são propostas para as noites de 10 e 18 de fevereiro, com música e poesia, por intermédio do Agrupamento de Escolas, da Academia de Música de Vila Verde e da AMUTER. O programa prevê oito exposições, que ocorrem sobretudo em Vila Verde, mas estendem-se também a Braga, Porto e Alfândega da Fé.
Além da Gala Namorar Portugal de dia 14 de fevereiro, estão previstos desfiles de moda no Centro Escolar de Vila Verde (com o “Chuva Com Amor: Desfile De Guarda Chuvas” no dia 10) e na Escola Secundária (com “Scholl In Love” no dia 26).
O programa contempla ainda concertos musicais nas noites de 11 de fevereiro, com a Escola de Música da Vila de Prado, no dia 17 com o Grupo ‘Antíkua’ e no dia 25 com a Academia de Música de Vila Verde a atuar no Centro Social e Paroquial de Cervães.
Com o envolvimento 26 espaços de alojamento, restauração e bares, localizados em diferentes pontos do concelho, os “Sabores do Romance” apresentam-se um programa convidativo que pretende promover e dinamizar a excelência da gastronomia local, contribuindo simultaneamente para a dinamização da economia no concelho.