Seguir o O MINHO

Braga

Vila Verde celebra tradições com melão em Soutelo, música no Pico e caminhada em Aboim

Na Rota das Colheitas

em

Foto: Arquivo

Na Rota das Colheitas, com um programa diversificado em torno das tradições rurais nas freguesias do concelho de Vila Verde, abriu ontem à noite um novo fim-de-semana cheio de animação e intensa atividade. A panóplia de eventos vai de Soutelo, a Aboim da Nóbrega e Gondomar, Loureira e a vila de Pico de Regados.

O melão casca de carvalho é o centro das atenções no arraial de Soutelo que se estende ao longo dos próximos dias, com a gastronomia e a animação musical a reforçarem o convite para um convívio que atrai milhares de pessoas.

Mais a norte do concelho, na vila do Pico de Regalados, as Noites Temáticas arrancaram em grande na noite de ontem, ‘iluminada’ pelo cruzamento de gerações na demonstração artística e cultural de aspetos da vida e dos costumes das lavradeiras e lavradores da terra. Os eventos prosseguem este sábado, novamente ao ar livre, no requalificado Largo de S. Sebastião.

O programa da Rota das Colheitas reserva também para hoje uma caminhada noturna, num desafio para percorrer caminhos das “Terras de D. João de Aboim”. A partida para a aventura está agendada para as 19h00, no Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega.

Uma malhada de feijão é a proposta para a tarde de domingo na Loureira. A recriação da tradição agrícola, agendada para as 18h00, na zona fluvial da ponte Nova, na margem do rio Homem, é uma oportunidade para participar no Arraial do Emigrante, uma festa da freguesia que se estende ao longo destes quatro dias de um fim-de-semana prolongado.

EM FOCO

Populares