Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Vigo volta a colocar luzes de Natal em agosto (e vão estar ligadas menos uma hora para poupar energia)

Aqui perto

em

Foto: Concello de Vigo

A cidade de Vigo, na Galiza, já começou a instalar as luzes de Natal em agosto, pelo terceiro ano consecutivo. Serão 11 milhões de luzes LED, as mesmas do ano passado, que a autarquia espera que venham a atrair três milhões de turistas. Começada a instalar um dia depois de o Conselho de Ministros espanhol ter aprovado um pacote de restrições para poupar energia, o autarca de Vigo adianta que as iluminações de Natal estarão ligadas menos uma hora.

Para Abel Caballero, o Natal “é alegria, luz e cor numa cidade maravilhosa como Vigo” e celebra o facto de, este ano, não haver as restrições que foram impostas nos últimos dois anos por causa da pandemia. “Convido a Europa e Espanha a que façam as suas reservas. Já temos pedidos de agências de viagens para saberem qual é o dia em que as luzes vão ser ligadas para prepararem os seus pacotes turísticos. Já há reservas nos hotéis da cidade para o mês de dezembro”, afirma o autarca, citado no site da autarquia.

Foto: Concello de Vigo

No ano passado, 2,2 milhões de turistas visitaram Vigo no Natal. “Este ano vamos superar os três milhões”, espera o alcalde, o equivalente a presidente da Câmara.

Abel Caballero mostrou o seu apoio às medidas energéticas do Governo espanhol: “Temos uma guerra na Europa. Vamos acender as luzes este ano às 18:30 e desligaremos às 00:30. Menos uma hora que configura uma poupança de mais de 14%, o dobro do acordado entre a Europa e Espanha, e se pedirem mais, adaptamo-nos”.

No ano passado, a autarquia de Vigo gastou em energia 30.000 euros. “Menos que um subsídio a uma equipa desportiva média da cidade”, compara Abel Caballero, acrescetando que “é 0,5% do que o município gasta em iluminação na cidade toda num ano”.

EM FOCO

Populares