Seguir o O MINHO

Braga

Vieira do Minho reúne mais de 50 cantadores ao desafio, autarca também “dá uma perninha”

Músico “de ouvido”, António Cardoso assume-se quase como um “homem dos sete instrumentos”

em

Foto: Imagens YouTube

Mais de 50 cantadores ao desafio vão juntar-se no domingo, em Vieira do Minho, para mostrarem o que valem na arte da desgarrada, num evento em que o próprio presidente da Câmara promete “dar uma perninha”.

“A tocar concertina, lá estarei, certamente. A cantar ao desafio, já não é tão certo, mas se tiver de ser também alinharei”, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Vieira do Minho.

Músico “de ouvido”, António Cardoso assume-se quase como um “homem dos sete instrumentos”.

Vídeo: YouTube (02/2019)

“Toco concertina há meia dúzia de anos, mas desde pequeno que toco viola. Também toco harmónica, acordeão e cavaquinho. Tudo de ouvido”, referiu.

No domingo, a Câmara e a Junta de Freguesia de Vieira do Minho promovem o Dia do Cantador, um vento que, para além da vertente lúdica e recreativa, terá também um caráter solidário, uma vez que o valor das bebidas vendidas no recinto reverterá para os bombeiros do concelho.

São esperados mais de 50 tocadores, a que se juntarão pelo menos outros tantos tocadores de concertina.

O programa começa com uma missa, na Igreja Paroquial de Santa Maria Mãe de Deus, em Tabuaças, animada pelos cantadores que participam no encontro.

De tarde, terão lugar as desgarradas.

O evento servirá também para homenagear Casimiro Fernandes, um cantador do concelho, com 75 anos, que “desde cedo denotou aptidão para a música e para a poesia, improvisando melodias e fazendo as suas próprias flautas”.

“Este vieirense muito tem contribuído para o desenvolvimento da música popular do concelho, uma vez que foi fundador e cofundador do rancho folclórico “Passarinhos da Ribeira”, conjunto típico “Flores de Abril” e grupo de cantares ao desafio “Rouxinóis do Vale do Cávado”, refere um comunicado do município.

Segundo o mesmo comunicado, Casimiro Fernandes “é um devoto da concertina” e ensina a tocar o instrumento a “estudantes” da Universidade Sénior de Vieira do Minho.

“Com o processo a decorrer de candidatura à Unesco do canto ao desafio e do repentismo português, esta homenagem ao cantador ao desafio Casimiro Fernandes vai no sentido de dar valor a esta arte tão popular”, remata o comunicado.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Braga

Estágios de 6 meses na Farfecth em Braga

E também no Porto e em Lisboa

em

Foto: Thiago Correia / O MINHO

A Farfetch, plataforma baseada em Portugal para o mercado da moda, abriu vagas para estágios no âmbito do programa “Plug-In”, em Braga, e também no Porto e em Lisboa, num total de 36, segundo um comunicado hoje divulgado.

Esta iniciativa, que vai já na quarta edição, conta com vagas disponíveis para recém-graduados nas áreas de Tecnologia (Information Systems, Security, Architecture, Infrastructure, Engineering) e Produto (Product Design, Back Office Products, Product General, Product Analytics, Product Data Science), revelou a empresa.

As candidaturas para o programa estão abertas até ao dia 30 de junho, adiantou a Farfetch, e podem ser feitas online (ligação).

“O programa terá a duração de seis meses, em contexto real de desenvolvimento de projetos, com um acompanhamento muito próximo de especialistas de diversas áreas” da empresa, lê-se na mesma nota.

Continuar a ler

Braga

Quatro detidos por furto num estabelecimento comercial em Braga

Dois homens e duas mulheres

em

Foto: DR/Arquivo

A PSP deteve na madrugada de hoje, em Braga, dois homens e duas mulheres suspeitos de furto num estabelecimento comercial da cidade, anunciou aquela força.

Em comunicado, a PSP refere que os suspeitos detinham diversos objetos que teriam utilizado para a concretização do furto, como chaves de estrela, de fendas e inglesa, serra de cortar ferro e canivetes.

Os objetos foram-lhes apreendidos, bem como a gaveta dos matraquilhos que tinham furtado do estabelecimento comercial.

Segundo a PSP, os suspeitos estão referenciados pela prática de outros crimes.

Com idades entre os 22 e os 50 anos, os detidos foram notificados para comparecerem nos Serviços do Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Continuar a ler

Braga

Póvoa de Lanhoso-Vieira do Minho: Trânsito condicionado devido a incidente com camião

Na freguesia de Rendufinho

em

Foto: Enviada a O MINHO por um leitor

Um atrelado de um camião de transportes de madeiras soltou-se, esta quinta-feira à tarde, no sentido Póvoa de Lanhoso-Vieira do Minho, na freguesia de Rendufinho, tendo parte da carga caída na via.

Segundo fonte da GNR, “não foi um acidente nem há feridos a registar”.

O trânsito faz-se alternado com o apoio de uma patrulha da GNR da Póvoa de Lanhoso e a empresa já tem uma viatura no local para remover a madeira que está a obstruir a estrada.

A mesma fonte garante que “o problema deverá estar resolvido nos próximos minutos”.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares